Curiosidades
Sabia que atualmente, em Portugal, há mais 46.249 pessoas? Conheça o motivo
De acordo com estimativas feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) o ano 2022 foi o quarto ano consecutivo em que se verificou um aumento da população em Portugal “o acréscimo populacional em 2022 resultou de um saldo migratório de 86.889 pessoas (72.040 em 2021), que compensou o saldo natural negativo, de -40.640 (-45.220 em 2021)”, refere o instituto.
Desta forma Portugal aumentou a população residente em 46.249 pessoas no ano passado, totalizando 10.467.366 habitantes, revelou, esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE), atribuindo o acréscimo à imigração, que compensou o saldo natural negativo.
O INE referiu ainda que “a população residente tem vindo a aumentar desde 2019, contrariamente à tendência de decréscimo populacional verificada entre 2010 e 2018”.
Anúncio
Curiosidades
Em 2024 investimento imobiliário em Portugal atingiu os 2,4 milhões

Retalho foi grande motor deste crescimento, totalizando 1.166 milhões, o que representa um aumento de 104% face ao ano anterior.
Segundo dados da Savills, o mercado imobiliário português registou um crescimento de 51% em 2024, atingindo um volume de investimento de 2.387 milhões de euros. Este desempenho reflete a recuperação do setor após um 2023 desafiante e reforça a confiança dos investidores na competitividade do mercado nacional, de acordo com a consultora.
O segmento de retalho foi o principal motor deste crescimento, totalizando 1.166 milhões de euros, o que representa um aumento de 104% face ao ano anterior. Os centros comerciais lideraram o segmento, com 20% do investimento total, impulsionados pela recuperação do consumo e estratégias de reposicionamento. Os supermercados seguiram de perto, contribuindo com 19% do volume investido, marcados por aquisições significativas de portfólios.
No setor de ‘hospitality’, embora tenha havido uma redução de 15% no investimento face a 2023. Este segmento manteve-se estratégico, com uma quota de mercado de 20%. A importância de Portugal como destino turístico continua a atrair capital para projetos neste setor, sublinha a Savills.
Os setores industrial e logístico mantiveram um crescimento sólido de 83%, embora os volumes ainda sejam inferiores a outras classes de ativos. O desenvolvimento de novos projetos e o interesse crescente por espaços modernos e eficientes preveem um aumento significativo do investimento neste segmento em 2025.
Com uma trajetória positiva, o mercado imobiliário nacional deverá continuar a crescer em 2025, com Lisboa e Porto a liderarem como principais destinos de investimento. Contudo, áreas periféricas e emergentes, como o Algarve e a Zona Norte, também começam a captar maior atenção devido ao turismo e aos custos competitivos.
Curiosidades
Sabia que Portugal é um dos países do mundo que consome mais bacalhau?
O Natal já passou e, à semelhança do que acontece todo os anos, o bacalhau foi o prato que encheu os pratos dos portugueses na noite de consoada e dia de Natal!
Apesar de ser um dos países no mundo onde se consome mais bacalhau esta espécie não é capturada em águas territoriais portuguesas, mas sim importada.
Um dos peixes mais capturados nas nossas águas é a sardinha. Que também figura na lista como um dos países mais consumidos no nosso país.
Dados obtidos no site da Pordata
Anúncio
Curiosidades
Sabia que o Presidente do Supremo Tribunal (que vai investigar Costa) é arcuense?
Henrique Luís de Brito Araújo, atual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e que iniciou a investigação sobre alegada corrupção que levou à demissão do Primeiro Ministro, António Costa, nasceu em Arcos de Valdevez, no ano de 1954.
O Juiz Brito de Araújo concluiu a Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra em 1978.
Ingressou no 2º Curso Especial do Centro de Estudos Judiciários em 1982 e estagiou no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
Em 1984 tomou posse como juiz de Direito no Tribunal Judicial de Amares. Foi depois colocado no Círculo Judicial de Paredes.
Foi eleito membro do Conselho Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses para o triénio 2000 a 2003.
Foi destacado como juiz auxiliar da Relação do Porto em 2002, passando a integrar a 2ª Secção Cível. Em 2003 foi promovido à categoria de juiz desembargador e colocado na mesma Relação.
Foi eleito vogal do Conselho Superior da Magistratura pelo Tribunal da Relação do Porto, em 2007, tendo exercido essas funções no triénio de 2007 a 2010.
Em Maio de 2015 foi eleito Presidente do Tribunal da Relação do Porto.
Nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça a 31 de Agosto de 2017.
Anúncio
-
Atualidade1 mês atrás
Jovem barquense corre 12 horas seguidas pela esperança de um menino especial
-
Atualidade2 meses atrás
Acidente de viação em Giela- uma vítima encarcerada
-
Concelho2 meses atrás
Arcos em Destaque lança novo site
-
Desporto1 mês atrás
Arcuense Matilde Paredes convocada para estágio da Seleção Nacional SUB-15
-
Saúde e Bem-estar2 meses atrás
Pedir Ajuda…um ato de coragem
-
Atualidade4 semanas atrás
Caixilharia Almeida Esteves inaugura showroom pioneiro em Ponte da Barca
-
Concelho4 semanas atrás
Olegário Gonçalves vence a Câmara de Arcos de Valdevez com maioria absoluta
-
Concelho1 mês atrás
Casa de Arcos de Valdevez em Lisboa distinguida com Medalha Municipal de Mérito Cultural