Três dias nos separam das festividades do São João. Marchas, luz, alegria, cor, música, muita sardinha assada, caldo verde e calor! O São João da Valeta festeja-se todos os anos, e este ano, não será exceção, uma festa organizada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a associação FOLIA.
No Arcos em Destaque quisemos descobrir desde quando existem registos da festa do S. João da Valeta, em Arcos de Valdevez, e assim, partimos numa viagem pelos jornais mais antigos que existem na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo e encontramos artigos muito interessantes. Querem descobrir?!
O São João da Valeta é uma festa com muitos anos de tradição. Podemos encontrar as primeiras referências feitas a esta festividade no jornal Voz do Minho, nas suas edições de 02 de julho de 1931 e de 30 de junho de 1932. Mas nem sempre estas festas tiveram o fulgor dos tempos atuais. É por esta razão que a história é bonita, porque deixa plasmados os sentimentos e vivências de cada época.
As festas tradicionais são aquelas que mostram o verdadeiro sentido de pertença dos povos. A tradição é traduzida nos arraiais, nas danças, nos cantares e nas festas que abraçam a energia de um determinado espaço, cidade ou vila.
Por isso, desde há muitos anos, são registadas não só na imprensa, mas também na memoria das gerações o que possibilita a permanência das tradições ao longo das décadas. Assim, nesta viagem ao passado que o Arcos em Destaque quis fazer, encontramos mais referências à festa do S. João da Valeta na imprensa arcuense.
No jornal ‘Notícias dos Arcos’, de 27 de junho de 1976, referencia-se a festa como “um regresso promissor” dando os parabéns aos “constituintes da Comissão”
E da mesma forma, na edição do dia 26 de junho de 1977, também no jornal ‘Notícias dos Arcos’ deixavam registado o seguinte:
No ano de 1978, eram nomeadas, no jornal ‘Notícias dos Arcos’, de 09 de julho como “grandiosas” as festas em honra ao S. João da Valeta depois de “ressurgidas há três anos”, o que demonstra que, durante alguns anos, poderiam ter tido uma pausa.
E um ano mais tarde, na edição do mesmo jornal, com data de 08 de julho de 1979, também encontramos referências às festas do S. João da Valeta
Para finalizar encontramos mais uma referência à festa do S. João da Valeta, no jornal ‘A Vanguarda’ com a data de 02 de julho de 1978 onde podemos ler o seguinte:
Referências ao passado que procuram criar raízes no presente! Este fim-de-semana, as mesmas ruas centenárias que têm sido testemunhas das mais diversas manifestações populares voltarão a receber, , dia 23 e 24 de junho, a tradição do S. João da Valeta.
Subindo na noite bela
Vão à porfia os balões
Arde a fogueira, e com ela
Vão ardendo os corações…
Quadra alusiva ao S. João publicada no jornal Notícias dos Arcos (09/07/1978) e que valeu o terceiro prémio do concurso de quadras a José Maria Faria Marques