Mais Recentes

O concelho de Arcos de Valdevez é único em muitos aspetos, mas no que toca à freguesia de Rio de Moinhos, partilha esse nome com mais cinco concelhos a nível nacional e este fim-de-semana reuniram-se todos, para celebrar a idiossincrasia!

Assim, nos dias 01 e 02 de julho, deu-se o Encontro Nacional de Rio de Moinhos, na sua 17º edição. Arcos de Valdevez recebeu, na freguesia de Rio de Moinhos, os riodemoinhenses de Aljustrel, Borba, Penafiel, Sátão e Abrantes.

Foram dois dias recheados de cultura, tradição, música e gastronomia. Este encontro realiza-se, há 17 anos, só interrompido pela pandemia, e teve início no ano 2005, em Rio de Moinhos de Abrantes. A ideia surgiu do Rui André, presidente de junta de Rio de Moinho de Abrantes “um dia, numa pesquisa feita ao nome Rio de Moinhos, a minha terra, reparei que não eramos sozinhos. Que havia mais Rio de Moinhos de norte a sul do país e surgiu-me a ideia de os contactar para nos reunirmos e essa ideia um pouco ‘louca’, fez-se realidade. A ideia surgiu em 2004 e em 2005 foi a primeira reunião. De Norte a Sul tínhamos todos algo em comum éramos todos riodemoinhenses. Já demos duas voltas ao país e estamos a acabar a terceira volta. Somos todos uma família. Já nos conhecemos há muitos anos”, afirma, com orgulho.

Livro que compila os seis primeiros encontros de Rio de Moinhos de Portugal. Realizado pelo Rui André. Presidente da Junta de Rio de Moinhos de Abrantes

Para o presidente de junta de Rio de Moinhos, de Arcos de Valdevez, Luís Carlos Pinto “haverá aqui muita gente. Estamos a falar de pessoas desde Arcos de Valdevez até Aljustrel, será uma moldura humana considerável. Há um intercambio cultural e gastronómico muito importantes. As barracas têm os doces tradicionais, os vinhos, os queijos. Na inauguração faremos uma prova de vinhos e uma programação muito diversificada: grupo de rusgas, bombos, ranchos folclóricos, cantares alentejanos, música popular portuguesa e DJ’s por isso é garantida a festa”.

E, de facto, houve muita festa e animação. A população de Rio de Moinhos de Arcos de Valdevez juntou-se para bem receber os seus colegas riodemoinhenses e todas as pessoas que passaram pela festa durante este fim-de-semana de muito calor.

No lugar foram servidas mais de 500 refeições, tudo perfeitamente organizado e confecionado pelo muitos voluntários que quiseram ajudar e contribuir para que a festa fosse um sucesso! Na inauguração, em representação do Município de Arcos de Valdevez estiveram presentes o presidente da Câmara, João Manuel Esteves e o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Araújo, o pároco da freguesia Pe. Lúcio, presidentes de junta das freguesias de Arcos de Valdevez, e demais autarcas de Rio de Moinhos de Portugal.

parece que, de repente ouvi um boa tarde de ‘todo Portugal’. Quem é que aqui é de Rio de Moinhos? Não percebo o que é que se está a passar aqui. À final são todos de Rio de Moinhos?! Durante estes dias teremos a oportunidade de fazer uma viagem pelo país. Vendo cada um dos pavilhões e encontrando o que cada um de vocês trouxe. Vamos poder passear pelo país, através deste Rio de Moinhos, e pela excelente ideia de os juntar. Muito obrigado pela forma como têm aqui representados os vossos pavilhões que nos permitem percorrer o país de uma maneira muito sincera e, acima de tudo, de uma maneira de valorizar a cultura de cada um e, em soma, a cultura de todos nós”.

João manuel esteves. presidente câmara municipal de arcos de valdevez

O encontro nacional de Rio de Moinhos iniciou com o hastear das bandeiras das seis freguesias de Rio de Moinhos e com um momento musical por parte de Banda Filarmónica de Rio de Moinhos de Abrantes. De seguida, houve uma prova de vinhos e produtos regionais em cada um dos quiosques representativos de cada uma das freguesias e, logo após ao almoço, iniciou o programa musical que viria a durar até às 4 da manhã.

A abertura do espetáculo esteve a cargo do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, e do grupo experimental de teatro, com mais de cem elementos em palco, onde deleitaram o público com a peça “Os castelos de D. Afonso Henriques e o torneio de Arcos de Valdevez”.

Foi um fim-de-semana de muita tradição, cultura e, acima de tudo, amor pelo gentilício das gentes de Rio de Moinhos. Um convívio que virou tradição e que promete ser semente para o futuro.

Veja agora mais fotografias do Encontro Nacional de Rio de Moinhos

Previous slide
Next slide

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply