Que título invulgar para uma reportagem! Pensará você que está a ler este texto! Mas é precisamente isto que testemunhamos no Magusto da União, organizado pela Junta da União de Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador, Vila Fonche e Parada) realizado no dia de ontem, domingo, 12 de novembro, um Magusto que foi muito mais do que só uma tradição convencional.
O Arcos em Destaque esteve presente no Magusto da União 2023, na Quinta de Parada, uma iniciativa que já conta com cinco edições mas que no dia de ontem ultrapassou, em muito, o número de assistentes dos anos anteriores.
E o porquê de dizermos que foi um Magusto fora do convencional? Não porque não houvesse castanhas como manda a tradição, mas sim porque a festa, que juntou 256 residentes -e não residentes, toda ela falava, de facto, de ‘União’.
Foi um domingo repleto de alegria, de boa disposição, de comida de conforto e, acima de tudo, um domingo de boas notícias, daquelas que, apesar dos tempos conturbados que vivemos, teimam em fazer acreditar que na vida ainda há momentos importantes e que merecem ser vividos com intensidade.
Dar ‘asas’ para ‘voar’ a quem nunca o fez
Um dos momentos altos deste ‘Magusto da União’ foi o anúncio, por parte dos membros da junta de freguesia da iniciativa ‘A União dá-te Asas’, que permitirá, no mês de outubro, do próximo ano, fazer um Batismo de Voo aos habitantes das freguesias desta união, maiores de 50 anos, que nunca tenham viajado de avião.
Assim foi o ‘Magusto da União’ uma festa de todos e para todos. Com muita animação, diversão, alegria e, acima de tudo, esperança no futuro!
“União, o maior significado da palavra força” .