Connect with us

Educação

Psicólogo Alfredo Leite em Arcos de Valdevez “saio daqui com muita inspiração”!

em

O reconhecido psicólogo Alfredo Leite, quem há mais de vinte anos aborda o tema da Educação Positiva através de formações, workshops e palestras para pais, alunos, docentes e comunidade em geral, está em Arcos de Valdevez, no âmbito da Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte, a convite da Equipa PAA Saúde Escolar, do Município de Arcos de Valdevez e do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

Vivemos tempos muito conturbados. Educar é, desde sempre, uma das tarefas mais difíceis que assiste aos pais e encarregados de educação. Todos nós ‘achamos’ que sabemos educar, mas será que o fazemos da forma certa?! E o que será isto da Educação Positiva? Alfredo Leite, explica:

“Na Educação Positiva nós partimos da Psicologia Positiva, que é uma ciência. Sermos positivos é fundamental porque vivemos tempos complicados no mundo: guerras, aumento da ansiedade, aumento da depressão. E da parte dos pais vemos, às vezes, alguma confusão sobre como educar? E que rumo tomar?”

O psicólogo afirma que estas abordagens de educação mais positiva “tentam trazer uma luz mais atual. Que não queira apenas ser punitiva, deitar abaixo, dizer o que está mal, mas desenvolver competências e ajudar as crianças e os jovens a perceberem em que é que são bons?! E isso, no fundo, é a educação positiva”.

Numa sociedade na qual os padrões da educação estão baseados no negativismo, na punição, no castigo a psicologia positiva veio contrariar esta tendência: “devemos reforçar as capacidades sem esquecer outro pormenor muito importante e interessante que é: não é reforçar por reforçar. Não é elogiar pelo elogio. É acerca elogiar o esforço. Elogiar as caraterísticas que dependem do esforço e da dedicação. E não apenas elogiar incondicionalmente”, esclarece.

Alfredo Leite reforça, ainda, que “devemos fugir de uma tendência mais pessimista que nós temos. Mais negativa, e mais de ‘apontar erros’. E isso é difícil. É sempre uma luta interior. Porque até, cerebralmente, estamos muito ligados a focar no que está mal”.  

Ainda quando vivemos numa sociedade que se diz ‘moderna’ e ‘avançada’ temas como a Psicologia Positiva ainda não são reconhecidos como necessários “a Educação Positiva ainda é tabu para algumas pessoas. Ainda há muito trabalho para se fazer. Estes conceitos parecem simples, mas não são simples de entender. E também posso dizer que quando eles são mal explicados, e isso tem acontecido infelizmente, às vezes por falta de formação das pessoas, mas por boa intenção, podem ser confundidos com permissividade. E quando isso acontece as pessoas que já eram resistentes, ficam ainda mais resistentes. Porque nesta área temos de ir um bocadinho mais fundo e perceber, realmente, quais estratégias é que nós podemos colocar. Porque senão, ainda há resistência”, esclarece Alfredo.

O psicólogo aborda o tema da Educação Positiva há, pelo menos, 20 anos “depois que descobri a psicologia positiva vi que eu precisava muito dela também, em termos pessoais. Tenho muito trabalho pelas escolas do país inteiro, o que me permite ter horários também, difíceis, e quando eu descobri esta parte positiva consegui perceber a minha vida, dar valor às coisas, e quando as coisas não correm tão bem, tentar aprender com elas. Esse esforço cognitivo, esse esforço consciente é muito importante. E no fundoa Psicologia Positiva, é isto”.

O psicólogo aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de agradecimento “eu tenho que dar os parabéns a todas as pessoas que me receberam hoje. Não é muito comum eu fazê-lo desta forma, mas eles são incríveis. Toda a gente é impecável. Eles dizem-me: você vem de Lisboa, é longe, mas chegar aqui e ter este ambiente, este calor, este miúdos, todos impecáveis, é maravilhoso! Acho que às vezes, Portugal não tem a noção do que é que se passa aqui. Eu fico mesmo muito feliz. Este sítio é muito bom! E é bom no sentido de eu sair daqui com muita inspiração para quando estiver em sítios onde o ambiente não é assim tão bom, eu lembrar-me sempre: há escolas de referência. Estes miúdos que passaram hoje por aqui, todos incríveis! Todos os professores que os acompanharam. Espetacular! Estou muito feliz! Nem sempre manifesto, mas quero que passe esta mensagem. A organização, o cuidado, o apoio, é maravilhoso! E depois, quem ganha, são estes jovens! E eles às vezes nem se apercebem do que têm porque de facto, têm aqui condições incríveis. Obrigado!”    

Educação

Conservatório de Artes de Valdevez leva o espírito de Natal à freguesia de Prozelo

em

A Freguesia de Prozelo viveu, ontem, uma tarde absolutamente especial com a realização de mais um Concerto de Natal, promovido pelo Conservatório de Artes de Valdevez, no âmbito do projeto “Prozelo com Vida!”.

A Igreja Paroquial de Prozelo foi palco de um momento de grande beleza artística e emocional, onde a música assumiu o papel principal, unindo gerações e enchendo o espaço de espírito natalício. Alunos do Conservatório deram voz e som a um repertório cuidadosamente preparado, proporcionando ao público uma experiência tocante, marcada pela sensibilidade, talento e dedicação.

Este concerto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, do pároco da freguesia, P. Sousa, e do presidente da Junta de Freguesia, César Pinto, que fizeram questão de agradecer e parabenizar o Conservatório de Artes de Valdevez pelo excelente trabalho desenvolvido. Ambos aproveitaram ainda o momento para desejar a todos os presentes um Santo e Feliz Natal.

Mais do que um concerto, este foi um verdadeiro encontro com a cultura, a comunidade e a tradição, reforçando a importância da descentralização cultural e do acesso à arte nas freguesias do concelho. A forte adesão do público demonstrou, uma vez mais, que a música continua a ser um poderoso elo de ligação entre as pessoas.

Num domingo gelado, foram as maravilhosas vozes dos alunos do Conservatório que aqueceram a igreja e os corações de todos os que marcaram presença, tornando esta tarde num momento verdadeiramente memorável.

Integrado no projeto “Prozelo com Vida!”, este concerto reafirmou o compromisso de dinamizar a freguesia através de iniciativas culturais de qualidade, valorizando o talento local e promovendo momentos que ficam na memória coletiva.

Publicidade

Continuar a Ler

Cultura

A Escola vai às Artes leva 600 alunos ao teatro com “A Girafa que comia Estrelas”

em

O Auditório da Casa das Artes recebeu, esta semana, cerca de 600 alunos do 1.º ciclo das escolas de Arcos de Valdevez, que assistiram ao espetáculo “A Girafa Que Comia Estrelas”, apresentado pelo coletivo arcuense Movimento Incriativo (MiNC).

A iniciativa integrou o programa “Recontros – Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez” e faz parte do projeto municipal “A Escola Vai às Artes”, que há mais de uma década aproxima os mais jovens da criação artística e do universo cultural.

Ao longo dos anos, o projeto tem-se afirmado como uma referência na educação artística, envolvendo centenas de alunos de vários níveis de ensino e promovendo o contacto direto com diferentes linguagens: teatro, dança, música e expressão plástica.

Desta vez, os alunos mergulharam no imaginário criado por José Eduardo Agualusa, numa adaptação repleta de humor, emoção e fantasia, que conquistou o público infantil e transformou a Casa das Artes numa verdadeira celebração da imaginação.

Com iniciativas como esta, o Município de Arcos de Valdevez reforça o seu compromisso com a formação de públicos, a valorização da cultura local e a criação de experiências marcantes para os mais jovens, consolidando o papel da Casa das Artes como um espaço de descoberta, criatividade e partilha.

Continuar a Ler

Educação

Arcos de Valdevez reforça aposta no ensino da Música e Dança

em

Município renova protocolos com o Conservatório e a Associação de Arte e Dança para o ano letivo 2025/2026

O Município de Arcos de Valdevez continua a investir na educação artística das crianças e jovens do concelho, reforçando a sua aposta no ensino da Música e da Dança.

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e do Apoio à Família, foram celebrados dois protocolos de colaboração com o Conservatório de Arcos de Valdevez, para o ensino da Música, e com a Associação de Arte e Dança de Arcos de Valdevez, para o ensino da Dança e Movimento. O investimento total ascende a 38.974,00 euros.

Estes acordos, referentes ao ano letivo 2025/2026, visam promover o desenvolvimento de aptidões artísticas, motoras e sensíveis da comunidade escolar, proporcionando às crianças um contacto regular com a expressão artística desde os primeiros anos de formação.

Para o Município, a aposta nas atividades recreativas e culturais é essencial para o desenvolvimento harmonioso da condição física, intelectual e moral da sociedade, contribuindo para uma educação mais completa e inclusiva.

A assinatura dos protocolos contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, da Vereadora da Educação, Marlene Barros, do Presidente da Direção do Conservatório, Nuno Brito, e da Presidente da Associação de Arte e Dança, Diana Ataíde.

Com esta medida, Arcos de Valdevez reafirma o seu compromisso com a educação, a cultura e o bem-estar das novas gerações.

Continuar a Ler

Recentes Concelho