Imagine-se a entrar num ambiente em tons neutros e suaves. Tudo parece harmonioso, a luz abre o espaço e acolhe a sua entrada.
Sentem-se a tranquilidade e a calma. Contudo, uma experiência mais atenta do lugar, leva o seu olhar ao encontro de uma peça inusitada, num vibrante e ousado vermelho.
Este toque desperta emoções e sensações, conduzindo a novos pensamentos e comportamentos. Apresento-lhe, a essência da “Teoria do vermelho inesperado”, que utiliza o vermelho de forma inesperada, porém de forma intencional nos ambientes.
Vamos entender como tudo começou
Não é uma teoria formalmente estabelecida, começou como uma tendência devido à publicação de um vídeo, na rede social Tik Tok, pela designer Taylor Migliazzo Simon. A designer diz-nos que “adicionar qualquer quantidade de vermelho a uma divisão onde não pertence – onde não era expectável- faz automaticamente com que a divisão pareça mais organizada.”
Mas porquê o vermelho?
O vermelho tem algumas qualidades específicas que o tornam único na forma como influencia a nossa mentalidade e comportamento. Sabemos que as cores saturadas e brilhantes provocam quebra na monotonia e fazem com que os ambientes – pessoas- pareçam mais vivos. Além disso, supõe-se que, à medida que os ambientes ficavam desprovidos de cor, devido à aderência do minimalismo, a intensidade do vermelho ajudava a equilibrar e a harmonizar. Por curiosidade, existem 105 tons. Associado à felicidade, às paixões e ao fogo, o vermelho, é a cor que por excelência representa a Vida.
Capta a nossa atenção
Demonstrou-se em estudos que o vermelho capta e mantém a atenção em situações emocionais melhor do que outras cores. Embora o vermelho, esteja conectado com o sangue ou situações de perigo, está igualmente ligado à fruta madura.
Possivelmente, o vermelho, na nossa casa lembra-nos uma taça cheia de morangos suculentos e não um dedo a sangrar.
É excitante a nível físico
Para além de atrair a nossa atenção, o vermelho afeta-nos a um nível fisiológico. O vermelho também aumenta a velocidade e a força das nossas reações físicas.
Está explicitamente associado a termos como “estimulante”, “excitante” e “calor”.
Num interior com um design bonito, faz sentido que o “vermelho inesperado” seja mais excitante do que agitador.
Torna tudo mais doce
Que o vermelho pode influenciar a forma como nos sentimos, é certo! Mas sabia que também afeta o sabor das coisas? Em estudos, o mesmo líquido é normalmente considerado mais doce quando é de cor vermelha do que quando é de cor verde. Beber de um recipiente vermelho pode ter o mesmo efeito.
Não subestime o poder da surpresa
Ter um elemento inesperado num espaço pode dar um impulso significativo de alegria. A surpresa perturba as nossas expectativas e quebra a monotonia de um espaço que habitamos todos os dias.
Algumas estratégias para colocar em prática
Através da utilização de molduras, candeeiro ou Abat-jour, tapete, almofadas, mantas, jarras, flores. Sofás, cadeiras ou poltronas, caso queira ser mais ousada/o. A teoria sugere que se use a cor de forma subtil, porém deve ter impacto nos ambientes, assim, a chave está na intencionalidade e na estratégia da utilização dos objetos.