Connect with us

Outras

Mais de 100 participantes na segunda edição das Jornadas Científicas “O Mundo Maravilhoso dos Cogumelos

em

Decorreu no sábado, dia 9 de novembro, a segunda edição do Mundo Maravilhoso dos Cogumelos – Jornadas Científicas de Arcos de Valdevez, com mais de 100 participantes. A iniciativa, organizada pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, aconteceu em território de Santa Cruz, inserida num projeto Municipal que procura uma nova abordagem e centralidade sobre as áreas Oeste de Arcos de Valdevez.

Floresta da Miranda foi o cenário escolhido e o dia de sol realçou a magia das cores outonais, criando um palco ideal para esta atividade. Com o evento “O Mundo Maravilhoso dos Cogumelos – II Jornadas Científicas”, a organização pretendeu dar um contributo para a descoberta do território, unindo Homem, história, natureza, gastronomia, tradições e ciência.

Foi precisamente este olhar científico que, nas palavras do Diretor do Centro, José Carlos Fernandes, animou a organização de um evento multifacetado, pautado por saídas de campo, microscopia, oficina de produção caseira de cogumelos (Saprófitos – Pleurotus ostreatus) , showcookings e muita animação, num encontro intergeracional que juntou professores, investigadores, técnicos de micologia, alunos e pessoas de todas as idades com um propósito comum : o gosto pelo conhecimento e a curiosidade científica sobre este mundo maravilhoso dos cogumelos.

Aprender sobre o impacto dos fungos na natureza e desenvolver práticas de recolha seguras e sustentáveis foi outro dos objetivos essenciais da iniciativa e do seu caráter científico e pedagógico. João Manuel Esteves, Presidente da Autarquia de Arcos de Valdevez enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, a sua organização e criatividade nas propostas apresentadas e manifestou o seu agrado pelo eco desta realização em muito participantes de outros pontos do país, que se deslocaram a Arcos de Valdevez.

A aposta do Município neste Centro de Comunicação de Ciência está bem viva e o edil lançou o desafio para visitarem o espaço Oficinas de Criatividade Himalaya, de modo a conhecerem o legado de Himalaya, enquanto amante da natureza e precursor de práticas mais sustentáveis, nomeadamente na utilização das energias mais limpas.

Foi um dia intenso que iniciou por volta das 9 horas no Centro Ciência Viva dos Arcos e terminou por volta das 23 horas. Neste espaço de tempo aconteceu a saída de campo na Floresta da Miranda, acompanhada de guias científicos, guias locais e colaboradores do Centro Ciência Viva. O programa integrou um percurso micológico para recolha e identificação de espécies de cogumelos silvestres (desenvolvido sob orientação de experientes monitores), dinamizado por Pedro Capela da Fungifresh, Pedro Sousa – Técnico de Ambiente e Recursos Naturais, Nuno Figueiredo – Técnico de Ambiente e Recursos Naturais e Hélder Rodrigues (Fungos de Portugal).

Munidos de cestas, os participantes recolheram cerca de 40 espécies diferenciadas. O almoço partilhado decorreu na sede da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Miranda e foi um sucesso, pois os presentes trocaram várias iguarias e receitas relacionadas com os cogumelos.

Aprender a fazer uma “empanada de Boletos” foi a proposta e o desafio lançado aos participantes por Pedro Sousa e Cecília Pereira que, ao vivo, mostraram step by step o modo de preparação e os ingredientes associados a esta iguaria, que os presentes degustaram. Seguiu-se uma oficina de identificação científica e grande exposição de espécies recolhidas, mostrando-se os técnicos especialistas convidados disponíveis para responder a inúmeras questões colocadas pelos participantes, nomeadamente relacionadas com o grau de toxicidade e valor comestível dos diferentes tipos de cogumelos recolhidos.

“Anéis: Serão de fadas ou de Bruxas?” foi o mote para uma excelente conferência, proferida pela Doutora Alexandra Nobre (STOL / Dep. Biologia da U. Minho) que prendeu a atenção dos participantes. Por volta das 17 horas os participantes regressaram ao Centro Ciência Viva dos Arcos e aí decorreram sessões de Microscopia, onde aprenderam a usar o microscópio e a perceber o potencial deste instrumento na identificação de cogumelos. As oficinas de produção caseira de Pleurotus Ostratus encantaram os presentes, pois nesta atividade Hands on  juntaram o micélio  às borras de café e levaram uma garrafa de incubação que vai frutificar nas suas casa (uma vez asseguradas as condições desejáveis). Ana Cristina Correia (Decussata Glamour) ensinou ainda os presentes a fazerem um delicioso Cheese Cake de cogumelos. O evento terminou com um jantar micológico (Feijoada de Cogumelos) para todos os participantes no Centro Ciência Viva dos Arcos, organizado por Susana Sá (Cake Bakery). Este evento organizado pelo Centro Ciência Viva dos Arcos/Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, contou como principais parceiros a Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Miranda, que acolheu os participantes na saída de campo, no almoço e na exposição científica, o Norte Negócios, a FungiFresh e a Universidade do Minho.

No final, todos os participantes manifestaram o seu agrado e satisfação por participarem num evento bem organizado, completo e diversificado e, sobretudo, pautado pelas lentes da Ciência.  Todos foram cientistas “por um dia” e conheceram de forma séria, mas descontraída, as espécies de fungos que ocorrem nesta altura do ano num local de extrema beleza que é a floresta da Miranda, em Arcos de Valdevez e que importa preservar.

Continuar a Ler
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras

Município de Arcos de Valdevez Celebra o Dia Internacional da Mulher

em

Ao longo do mês de março, o Município de Arcos de Valdevez vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, promovendo um conjunto de atividades que visam reconhecer e valorizar o papel fundamental das mulheres na sociedade.

Como forma de homenagem, serão promovidos momentos de partilha com mulheres que, pelo seu trabalho e dedicação diária, contribuem significativamente para o bem-estar da comunidade. A iniciativa visa reconhecer a resiliência e o impacto dessas mulheres na vida de tantas pessoas.

A programação inclui ainda uma sessão de cinema alusiva ao tema, incentivando a reflexão sobre igualdade, respeito e inclusão.

Assumindo o seu compromisso em matéria de igualdade de género e não discriminação, o Município convida toda a comunidade a participar nesta celebração, promovendo o debate sobre a igualdade de género e a importância do papel da mulher na sociedade.

Anúncio

Continuar a Ler

Concelho

Poderá ‘trilhar’ o território de Santa Cruz já neste sábado. Participe e conheça este percurso maravilhoso

em

A Câmara Municipal está a organizar, no próximo dia 1 de março, sábado, pelas 09h30, a inauguração do “Trilho PR34 – Trilho da Floresta Encantada”. Um percurso que será feito pela primeira vez e que integra a rede de trilhos possíveis de percorrer no território de Sta. Cruz.

Este território integra 13 freguesias com a identificação desta zona do concelho como sendo Território de Santa Cruz, situadas desde a União de Freguesias da Portela e Extremo até à União de Freguesias de Jolda Madalena e Rio Cabrão. Aqui pretende-se promover a valorização do potencial humano, a valorização e recuperação do Património Natural e Cultural, das atividades agroalimentares, bem como a promoção do Turismo e a Economia desta zona do concelho. 

Todos os trilhos estão sinalizados e com informação relativa à sua extensão e dificuldade.

O território de Santa Cruz conta com quatro núcleos de percursos pedestres, compostos por 28 trilhos, nomeadamente o Núcleo do Castelo, com 4 trilhos, o Núcleo Miranda/Rio Frio, com 10 trilhos, o Núcleo Senharei/Sabadim, com 7 e o Núcleo Padroso/Extremo com 7 trilhos.

O Trilho da Floresta Encantada é um percurso de pequena rota, com cerca de 5 km de extensão e duração aproximada de 1h30 e de grau de dificuldade fácil (II). 

O ponto de encontro está marcado na Poça do Couto, freguesia da Miranda e as inscrições são gratuitas.

Inscreva-se aqui: https://www.cmav.pt/pages/2845 

Anúncio

Continuar a Ler

Ázere

É um ‘devorador de livros’? Então tem de participar no primeiro club de leitura em Ázere

em

O grupo de leitura tem por nome ‘Silent Book Club’ e pretende reunir os amantes da leitura num espaço comum para partilharem esta paixão.

É com muito gosto que nos associamos na divulgação de uma iniciativa de promoção da leitura. Silent Book Club para os devoradores de livros promete ser um momento único que, embora em silêncio, será sempre de partilha”.

junta de freguesia de ázere

Para todos aqueles que estiverem interessados poderão fazer a sua inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/9B7NL7ywZnRvP6dm8

Anúncio

Continuar a Ler

Recentes Concelho