O Executivo Municipal aprova as Contas e o Relatório de Atividades e Gestão 2023, com a maior execução da última década. Com uma execução da receita no valor de cerca 31,3 milhões de euros e uma execução da despesa no valor de cerca de 31,1 milhões de euros, com uma taxa de execução de 94% e um aumento de 3,2 milhões de euros face anterior.
No desempenho orçamental a destacar uma poupança corrente de 3,7 milhões de euros, aplicada na realização de investimento nas Grandes Opções do Plano (GOP). A dívida orçamental baixou para os 5,8 milhões de euros, com uma redução de cerca de 1 milhão de euros face ao ano anterior. O prazo médio de pagamentos foi inferior a 30 dias. Para a Gerência de 2024 transitou um saldo de 197 mil euros.
A Autarquia cumpriu o princípio do equilíbrio orçamental e todos os limites legais de endividamento, estipulados por lei.
A prestação de contas de 2023 mereceu parecer favorável do Revisor Oficial de Contas (ROC), apresentando a Autarquia uma situação económica e financeira equilibrada.
O Município continua com uma política de incentivos económicos e fiscais amiga das pessoas e das empresas, através da isenção e redução de impostos e taxas e da dinamização de um conjunto de programas de apoio municipal.
Foram igualmente realizados muitos investimentos nas Grandes Opções do Plano (GOP), de valor superior a 19 milhões de euros. Assumindo clara preponderância o investimento em funções sociais, com cerca de 9 milhões de euros e em funções económicas com cerca de 6,3 milhões de euros.
O ano 2023 ficou marcado pela concretização de importantes investimentos na educação, ensino superior, ação social, habitação, ordenamento de território, abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos. De igual forma na cultura, desporto e lazer e no apoio ao associativismo. Foram realizados vários investimentos nos parques empresariais e no turismo e apoiadas as empresas, bem como na modernização administrativa, nos transportes públicos e na proteção civil.