É já próximo dia 13 de maio (sábado), pelas 10 horas, nas Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro Ciência Viva dos Arcos, que se realizará a palestra intitulada “Ciência e Saberes”, que terá como oradora a arcuense Sérgia Costa Dias, Investigadora no ICBAS – Universidade do Porto.
Esta palestra pretende ser uma conversa, momentos de partilha do percurso de Sérgia Dias. Há já alguns anos começou por estudar uma espécie. Um peixe. Começou a parecer-lhe estranho focar-se apenas numa e, fascinada pelo funcionamento da Natureza, estudou as espécies com que se relacionou e o meio envolvente. Quando surgiam novas questões, procurou recuar um pouco da espécie e ver como tudo encaixava no cenário em construção.
Foi começando a pensar em paisagens, mais do que em espécies. E nessas paisagens, inevitavelmente, havia pessoas. Pessoas interessadas, pessoas interessantes, pessoas descuidadas, pessoas ignorantes, pessoas com muito a dizer de toda uma vida a lidar com aquilo que tinha visto há pouco pela 1ª vez. Assim, fez sentido propor projetos que levassem a ciência ao quotidiano das pessoas, que as envolvessem na recolha de dados, mas também na discussão e no processo de gestão dos recursos naturais. Sabendo que não há fórmulas mágicas, claro, vamos ver como tem corrido!
𝐎 𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞́ 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐨, 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐨𝐛𝐫𝐢𝐠𝐚𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐯𝐚𝐠𝐚𝐬 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐚𝐝𝐚𝐬, 𝐬𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐧𝐭𝐞. 𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐛𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐚𝐭𝐞́ 𝐚𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝟏𝟏 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨: https://forms.gle/QkyoNM6cc5fUQs8s7
𝐍𝐨𝐭𝐚 𝐛𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚́𝐟𝐢𝐜𝐚
Sérgia Costa Dias, natural de Arcos de Valdevez, é Licenciada em Ciências do Meio Aquático e Doutorada em Ciência Animal, pelo ICBAS – Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso académico e profissional, colaborou diretamente com diversas instituições, com destaque para o Museo Nacional de Ciencias Naturales – CSIC de Madrid, e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto.
Mais recentemente, nasceram 2 projetos como Investigadora Responsável, num regresso ao ICBAS – UP., os projetos RecBio – Contributo para a gestão e conservação dos recursos biológicos da zona costeira do Norte de Portugal, e e-FishMarket – Mercado de primeira venda de pescado. Estes projetos permitiram aliar o conhecimento científico e o uso de novas metodologias, com a experiência e conhecimento das comunidades piscatórias, visando uma melhor gestão e conservação dos recursos biológicos marinhos da zona costeira do Norte de Portugal, e da própria atividade.