O próximo fim-de-semana, dias 2, 4 e 4 de junho, todos os caminhos vão dar ao Festivinhão em Arcos de Valdevez. Na sua sexta edição o certame pretende continuar a promover a ligação entre o concelho e a viticultura, uma área que tem cada mais mais impacto no desenvolvimento do território, muito pelo crescimento sustentável que a área do turismo tem tido em territórios como Arcos de Valdevez.
Anúncio
O objetivo do Festivinhão reside em mostrar o trabalho que é feito ao longo de vários anos na afirmação, valorização e reconhecimento dos vinhos da região, e especificamente, da ‘casta Loureiro’. Este é um certame anual e um evento feito pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez com o apoio do Município.
Este ano o Festivinhão, além do que já é habitual, como a eleição da Rainha das Vindimas, terá, por primeira vez, a realização do Festival da Canção Rural. Um festival onde os participantes devem apresentar-se com músicas e letras originais que façam referência a duas palavras: vinhos e cancão rural.
A apresentação do evento, o seu programa e devido cartaz, foi realizada na quinta-feira, 25 de maio, no Centro Municipal de Informação e Turismo e que contou com a presença do autarca, João Manuel Esteves, do Eng. Vítor Correia, Vice-presidente da AVVEZ- Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, e pelos Vereadores Emília Cerdeira e Olegário Gonçalves.
Para João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Este ano o Festivinhão será realizado no Jardim dos Centenários, no fim-de-semana de 2 a 4 de junho e terá a participação de 15 produtores de vinho, 10 produtores agroalimentares tradicionais e 4 tasquinhas. O orçamento para a realização do Festivinhão ronda os 60 mil euros.
Recentemente marcas de vinho arcuenses participaram em três concursos de vinho a nível nacional e conseguiram primeiros prémios em todos eles “atualmente, dos municípios do Alto Minho, somos o concelho que mais medalhas obteve. Foram 27 medalhas com 8 produtores”, referiu Vítor Correia.
O volume de negócio do setor dos vinhos, em Arcos de Valdevez, situa-se nos 800.000 a um milhão de euros.