Sabia que cerca de 97% do nosso planeta é constituído por água, mas somente 0,01% é água doce e serve para o nosso consumo? E que cerca de 30% da água que consumimos em nossa casa corresponde às descargas do autoclismo? E muitas dessas descargas acontecem porque utilizamos a sanita como caixote de lixo?
Foi precisamente para sensibilizar as pessoas acerca destes factos e para explicar à população tudo aquilo que não deve ser deitado ‘pelo cano abaixo’, que o Grupo Águas do Norte lançou o consurso ‘Água da Torneira para Todos’,
Financiado pelo Fundo Ambiental, a Águas do Norte, empresa responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, realizou então um concurso de que incluiu a apresentação de trabalhos de ilustração, de vídeo e de gaming, dirigido aos alunos de todos os níveis de ensino, Ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, Ensino Básico 2.º e 3.º ciclo, Ensino Secundário e Universitário e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
E foi na categoria de Gaming que os alunos da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez venceram. A entrega do prémio foi realizada no dia de ontem, 06 de dezembro, no auditório da escola com a presença do Administrador das Águas de Portugal, Filipe José Araújo da Silva, o Eng. Rui Pedro Sousa, a diretora do Agrupamento de Escolas de Valdevez Anabela Araújo e a Vereadora do Desporto, Cultura e Educação, Emília Cerdeira.
O jogo foi criado pelos alunos dos cursos profissionais: Técnico de Eletrónica Automação e Computadores Técnico da Qualidade e com a coordenação das Professoras Elisa Borlido, Carla Sousa e Ana Bragança.
Para Filipe José Araújo da Silva, administrador das Águas do Norte “quero agradecer ao corpo docente e todo o ecosistema escolar e dar os parabéns pela capacidade que vocês tiveram de responder a este desafio numa altura em que há tantos desafios. Mas este desafio da água é um desafio de todos. Porque se não existir água não existe vida. Por isso contamos com vocês para fazer este trabalho de gestão consciente das águas junto dos mais crescidos. Vocês são os vencedores e têm todo mérito pelo jogo interativo que criaram e que deixa uma mensagem”.
Para a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, representada pela vereadora da Educação, Emília Cerdeira “vocês terem transformado esta questão da importância da água num gaming duma forma a transmiti-lo numa linguagem mais adequada para as vossas faixas etárias, é fantástico. Também temos de dar claramente, os parabéns aos professores pela orientação, e apoio e também, agradecer, ao grupo Águas de Portugal. E neste concurso nacional, vocês terem sido os venecedores é sempre um orgulho”.
Veja aqui o jogo criado por este jovens e… ‘Não deite tudo pela água abaixo’!