Esta é uma região de excelência para a produção de vinhos verdes, nomeadamente tintos da casta ‘Vinhão’ e brancos da casta ‘Loureiro’, contando com muitos produtores, alguns vitivinicultores e a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Nos últimos cinco anos, houve uma duplicação da área de produção no concelho, sendo um dos fatores que tem contribuído para o reconhecimento de Arcos de Valdevez como um concelho produtor de vinhos e especialmente de excelentes vinhos.
A qualidade dos vinhos e a atribuição dos prémios são o reconhecimento pelo trabalho dos produtores e engarrafadores de Arcos de Valdevez, assim como fatores de atração para o concelho. Recentemente foi atribuída a Medalha Grande Ouro no Concurso Cidades do Vinho 2024, da AMPV, ao Muros de Grade Reserva 2021 (loureiro), Concurso Vinhos Verdes Seleção do Ano 2024 da Ordem dos Engenheiros, foram premiados o Cerqueiral Espumante loureiro, na categoria espumantes, o Casa da Senra Loureiro, na categoria de Brancos e o Torre de Aguiã Premium, na categoria tintos.
A autarquia felicita os produtores medalhados pelos prémios conseguidos e destaca que “Este reconhecimento do trabalho dos nossos produtores e da qualidade dos nossos vinhos é muito importante para a divulgação e para o posicionamento no mercado”, sendo objetivo da Câmara Municipal e dos parceiros incentivar as pessoas que estão no setor vitivinícola a produzirem mais.
Para a autarquia o setor vitivinícola tem um papel relevante no desenvolvimento económico do concelho.
Concurso Cidades do Vinho de Portugal 2024
Muros de Grade Reserva 2021 (Loureiro) – Medalha Grande Ouro
Concurso Ordem dos Engenheiros – Vinho Verde Seleção do Ano 2024
Cerqueiral Espumante (Espumante)
Casa da Senra Loureiro (Branco)
Torre de Aguiâ (Vinhão)