A música tem por nome ‘Lavrador Estrangeiro’ e é o resultado de um projeto denominado Catrapana, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que teve origem no Plano Nacional das Artes.
Catrapana é um grupo de percussão, dinamizado e coordenado por Rafael Freitas dos Gaiteiros de Bravães, um “apaixonado pelas diversas expressões culturais locais”, e constituído pelos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, que procura tornar a arte mais acessível, pela expressão da música popular, aos jovens alunos, na comunidade educativa, através da participação, fruição e criação cultural.
“Este projeto também cumpre o objetivo de incentivar o compromisso cultural da comunidade que integramos (os seus usos, costumes e tradições), sustentando-se numa rede alargada de colaboração e parcerias no território de Ponte da Barca”, afirma Rafael Freitas.
A música ‘Lavrador Estrangeiro’, é o produto final do trabalho do ano letivo que está prestes a culminar. “apresentamos com muito orgulho este novo single que fala sobre o fenómeno dos nómadas digitais nas nossas aldeias, e tira partido do contraste urbano/rural para um tema divertido, que pretende ser uma homenagem à genuína hospitalidade e inclusão minhota”.
O vídeo teve o apoio à produção da UF Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Veja continuação o video clipe e encante-se com o trabalho deste talentoso grupo de jovens!