Foi celebrado o protocolo de Cooperação entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E, a Santa Casa Misericórdia Arcos Valdevez e o Município de Arcos de Valdevez, para a criação de uma Unidade de Retaguarda da ULSAM, no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez.
Esta unidade irá receber em regime de internamento os doentes com alta clínica dos hospitais de Viana do Castelo e Ponte de Lima que sejam residentes no concelho e em localidades vizinhas.
O Município realizará as obras que se tornem necessárias para o normal funcionamento desta unidade, em articulação com a ULSAM, E.P.E., que assegurará os respetivos encargos. A Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez realizará a prestação de cuidados de saúde nesta unidade que tem capacidade para 16 utentes.
A Câmara Municipal está disponível para trabalhar em prol do seu alargamento para ter mais camas. Para João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, “é importante aumentar a oferta de cuidados de saúde de proximidade, assim como os meios de diagnóstico complementares e consultas de especialidade em Arcos de Valdevez”.
O autarca revelou ainda que “dentro dias o Centro de Saúde entrará em obras, uma parceria com a ULSAM e o Ministério da Saúde, num investimento de cerca de 800 mil euros.”