A ponte sobre o rio Cabreiro, afluente da margem esquerda do rio vez, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, liga os lugares de Sobreira e Igreja, freguesia de Cabreiro.
A proposta de classificação da ponte de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, foi formalizada pela câmara local, em fevereiro de 2021, e o procedimento iniciado, em maio, desse ano e a escassos dias de acabar o ano de 2022 poderá estar por dias a publicação em Diário da República como imóvel de interesse público.
Como se pode constatar no site da Câmara de Arcos de Valdevez, a construção da ponte terá sido iniciada na segunda metade do século XV.
Trata-se de “um dos exemplares mais característicos deste tipo de arquitetura civil da Idade Média e Moderna existente em todo o concelho”.
Para João Carlos Barbosa, presidente de junta
Esta ponte já faz parte, há muitos anos, do Caminho Ribeiro Minhoto, de todos os peregrinos que fazem caminhada até Santiago de Compostela. Com esta candidatura e futura aceitação da Ponte de Cabreiro como imóvel de interesse público seguir-se-ão, outras diligências que permitam uma possível candidatura a Património de Interesse Nacional e ali sim, concorrer a verbas estaduais que permitam a reconstrução, e melhoramento das estruturas para transformá-lo numa visita obrigatória por parte dos turistas estrangeiros e nacionais também.
1 comentário
Fantastico. Certamente será uma mais valia para o concelho e claro para a freguesia.
Parabéns pelo feito