Para assinalar o Dia da Criança, foi organizada, em articulação com a Câmara Municipal, uma visita por parte do cientista Fernando Veloso Gomes, à escola Básica da Eira do Penedo-Soajo e ao Centro de Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya, com os alunos do 4º ano da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão.
Anúncio
Esta visita decorreu no âmbito do programa educativo “O Cientista Regressa à Escola”.
Fernando Veloso Gomes foi Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo dedicado a sua vida profissional ao Departamento de Engenharia Civil da FEUP, sobretudo à secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, onde se tornou uma referência nacional em matéria de problemáticas do Litoral.
Ex-aluno da escola Básica da Eira do Penedo-Soajo, regressou às origens para falar com os mais pequenos sobre o ecossistema marinho, e, foi com muita atenção e interesse que os petizes o ouviram e ficaram a saber um pouco mais sobre a fauna, a flora e a ação do homem junto às zonas costeiras.
O programa educativo “O Cientista Regressa à Escola”, da Native Scientist, uma organização sem fins lucrativos com 8 anos de experiência a desenvolver, implementar e avaliar programas semelhantes em vários países europeus, foi criado com a intenção de contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal, aproximar os alunos das ciências e desfazer estereótipos relativamente aos cientistas, assim como promover o Ensino Superior e a literacia científica.
A Câmara Municipal pugna pelo bem-estar das crianças e jovens, reforçando a Ação Social Escolar, dinamizando as atividades extracurriculares; as atividades de acompanhamento e apoio à família, através do prolongamento do horário dos Jardins-de-infância; do apoio ao ensino articulado de Música e de Teatro; oferecendo livros de fichas e atividades; apoiando nas refeições escolares e no ensino digital, bem como disponibilizando transportes escolares gratuitos para todos.
Também são promovidas diversas atividades de promoção do sucesso escolar, mediante o Projeto “Schooll 4ALL” e a criação de ATL.