O Secretário de Estado da Agricultura, Eng. Rui Martinho esteve em Arcos de Valdevez para presidir a sessão de assinatura de protocolos para apoio à valorização e desenvolvimento do mundo rural que envolve várias instituições, no valor global de 63500,00€.
O Protocolo para o fornecimento de carne de cachena para ser servida nos refeitórios escolares, durante o ano letivo 2022/2023 envolve o Município, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e a UNISELF.
O outro Protocolo de Colaboração destina-se ao fomento da Produção Pecuária no concelho de Arcos de Valdevez, e envolve a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez. Este acordo prevê um apoio financeiro aos agricultores como forma de incentivo à produção pecuária correspondente a 50% dos custos com a vacinação dos bovinos, ovinos e caprinos. Atualmente este protocolo abrange mais de 15.000 efetivos de bovinos, caprinos e ovinos, e envolve cerca de 1000 explorações agrícolas.
Para a autarquia o desenvolvimento rural é um dos pilares do desenvolvimento sustentável, por isso tem vindo a promover várias iniciativas de valorização e promoção do mundo rural.
Para João Esteves, Presidente da Câmara Municipal
“Este dinamismo só é possível porque o Município tem uma rede de parceiros ativa, empenhada na melhoria das condições do mundo rural”.
João Manuel Esteves
O Autarca aproveitou ainda a presença do Secretário de Estado para fazer alguns pedidos que foram atentamente apontados pelo membro do governo.
Assim, João Manuel Esteves referiu:
- a necessidade de reforçar o PEPAC com mais e melhores apoios por parte do Ministério a todos os agricultores. Uma medida necessária para ajudar a fixar população e continuar a produção. E desta forma manter o mundo rural.
- conseguir simplificar os processos e candidaturas. Naquilo que ele próprio apelidou de ‘operação simplex’,
- necessidade de valorização do terreno baldio com um olhar mais atento a estes milhares de hectares.
- necessidade do apoio para reforçar as equipas de sapadores.
- promoção da inovação. Que o concelho de Arcos de Valdevez posso vir a fazer parte da rede nacional de inovação e assim, conseguir valorizar o território e fazê-lo crescer.
- apoios para a criação de um polo de inovação agrícola em Arco de Valdevez com a possibilidade da cedência dos edifícios do Estado (Quinta de Monte Redondo).
- prestar apoios tecnológico no design e no marketing aos produtores locais.
- criar mais e melhores espaços de incubação
Por sua parte o Secretário de Estado da Agricultura referiu que:
“Arcos de Valdevez é um exemplo daquilo que gostaríamos de ver em todo o país”
Rui Martinho
Garantindo que o Governo prestará os apoios pedidos por parte do Município porque todos eles vão ao encontro dos objetivos do governo.