Foi no passado domingo, 13 de novembro, no Campo do Trasladário, que se levou a cabo o primeiro Encontro Intercultural. Uma tarde de partilha, onde representantes de mais de 20 países, residentes em Arcos de Valdevez, reuniram-se para mostrar a sua gastronomia, cultura e acima de tudo, a sua alegria.
Foi uma tarde de partilha e de verdadeira união entre os representantes de países que se bem são sumamente diversos nas suas caraterísticas, têm agora algo em comum: Arcos de Valdevez como a sua terra de destino, e nalguns casos, como terra de acolhimento. Um território que os brindou com segurança, tranquilidade e oportunidades.
Uma iniciativa feita pela primeira vez em Arcos de Valdevez, organizada pelo Gabinete de Apoio à Igualdade da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e que despertou o interesse não só das diferentes comunidades residentes do concelho, mas também da própria comunidade arcuense que se fez sentir e representar de forma exímia.
Cabe destacar que a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez possui o Gabinete de Apoio ao Emigrante e um grupo de apoio social que faz o acompanhamento destes emigrantes assim que eles chegam ao território. Fazendo mais fácil a sua interação na comunidade.
“Esta é a nossa forma de dizer que este é um território de união e um espaço para todos. Nós precisamos destas pessoas. Precisamos de ter uma maior interação com estas pessoas, porque só assim é que nós, efetivamente, conseguimos ter uma comunidade feliz, que se sinta bem e que tenha qualidade de vida” , frisou o autarca João Manuel Esteves