Carmo Dantas, é o seu nome. A voz meiga e alegre que todos os sábados é a companhia dos ouvintes que se ligam à emissora. Uma mulher que como quase todos nós, tem enfrentado situações difíceis mas nunca se deixou vencer por nenhuma delas e hoje é uma mulher cheia de vida, de esperança, um testemunho do poder que todos nós temos para conseguir dar a volta às situações menos boas que nos aparecem no nosso percurso.
No dia 08 de março do ano 2020 descobriu que tinha câncer “sim, porque é esta a palavra correta para chamar aquela doença. Não é cancro, é câncer. Assim, uma palavra muito feia, muito pesada”. Foi no dia internacional da mulher que Carmo descobriu o diagnóstico: um câncer na mama, em estado bastante avançado.
Lidar com a notícia deste diagnóstico, e recebe-lo em plena pandemia foi ainda mais rude “confesso que não chorei. Se calhar podem pensar que é frieza, mas não chorei. Liguei ao Zé (marido) e contei-lhe que tinha câncer. Depois pedi a todos meus amigos que compreendessem o momento pelo qual estava a passar. Precisava espaço e tempo para digerir tudo aquilo. E eles compreenderam”.
A partir desse momento começou a verdadeira luta “eu sempre disse que ia dar cabo deste bicho. Eu não podia morrer já. Tinha demasiadas coisas para fazer”, afirma com um sorriso rasgado.
Para Carmo, assim como para qualquer doente oncológico esta luta foi um caminho cheio de altos e baixos
Apesar de debilitada, Carmo jamais parou. Continuou sempre a trabalhar. E é o seu marido, José Rocha, que conta esta passagem “o dia que a Carmo voltou depois de fazer a operação (mastectomia) pôs-se a lavar as janelas. A verdade é que ela nunca teve muitas dores e isso permitia-lhe estar ativa. Continuou sempre na sua atividade profissional, ela é solicitadora, e fez sempre os programas aqui na rádio. Acho que continuar com as suas rotinas ajudava-a”, ressalva.
Durante todo este processo a Carmo foi ajudando pessoas que estavam mesma situação de saúde que ela, com o seu testemunho de força, de coragem, de alegria! Se bem é muito difícil desligar a mente do menos bom, quando se ligam os microfones para falar na rádio, ela fazia-o parecer simples!
A sabedoria popular costuma dizer que Deus só dá a piores batalhas aos seus melhores guerreiros, aqueles que sabe são capazes de superar, e a Carmo, sem dúvida, faz parte desse legião de guerreiros. Ela lutou, com todas as suas forças e conseguiu vencer.
No dia 08 de março de 2020 recebeu uma das piores notícias que algum ser humano pode receber. Mas passados quase dois anos, no dia 08 de novembro de 2022, soube que estava livre do câncer e agora sim, poderá sorrir plenamente “eu sei bem que a mina doença apareceu pelo stress, pelo excesso de trabalho, pelas constantes preocupações. O câncer ensinou-me a viver de uma forma mais calma. De que vale ter uma conta bancária recheada se perdemos a saúde? Hoje em dia vivo com mais consciência. Desfruto muito mais cada pequeno detalhe! Vivo com outra visão e perspetiva!”.
E é essa a mensagem que deixa sempre aos seus ouvintes e a todas as pessoas com quem fala e priva: “vivam a vida com tranquilidade. As coisas que pensamos que são importantes, na verdade, perdem toda importância quando sofremos com uma doença como esta. Viver em paz, com alegria e um dia de cada vez, que é o lema de todos os doentes oncológicos. A vida é para ser vivida assim mesmo: um dia de cada vez”.