A literatura infantil é fundamental na aquisição do conhecimento, na recriação, informação e interação necessária ao ato de ler. Existe assim a necessidade de realizar atividades que despertem o prazer de ler e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde o seu nascimento.
Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contacto com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela se tornar um adulto leitor. Desta forma, através da leitura, a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, questionar ou dialogar sobre a mesma, está a concretizar uma interação verbal, que neste caso, vai ao encontro das noções de linguagem de Bakhtin (1992).
Tal como tudo que a criança aprende e/ou conhece, também o livro precisa ser tocado e folheado de forma que ela tenha um contacto mais íntimo com o objeto de interesse. A partir daí a criança começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante onde a fantasia se apresenta por meio de palavras e desenhos. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e educadores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.
O projeto “Vou levar-te comigo” consiste num intercâmbio entre a família/escola, numa partilha de saberes em que os livros são partilhados e explorados por todos, por um período de sete dias. Posteriormente, serão devolvidos, na respetiva mochila, e abordados em contexto de sala onde a criança partilhará as suas “descobertas”.
Nesta última semana, altura em que (re)iniciamos este trabalho de requisição de livros na BE Padre Himalaya, fomos ainda contemplados com uma agradável surpresa, à nossa espera estava uma “Equipa de Leitura” integrada no Projeto “Escola a Ler” que mostrou aos nossos meninos como é bom aprender a ler para poder contar/ler uma história como a que ouvimos – “O Lobo mau está doente”.