Mais Recentes

É certo que nos dias que correm a ida às compras torna-se muitas vezes, uma “obrigação” pois julgamos que “já não temos nada em casa” e pelo facto de por vezes ser uma tarefa penosa em vários sentidos: o custo dos bens alimentares, as inúmeras ofertas existentes, irmos acompanhados com os mais pequenos, entre outros.

Mas a compra de bens alimentares é uma atividade que merece a nossa atenção relativamente as escolhas, pois os alimentos contribuem para a nossa saúde física, mental e emocional.

Assim, na hora de comprar, no caso dos alimentos embalados, devemos fazer uma espécie de RX e avaliar se contribuem para a nossa saúde geral (física, mental e emocional) e não só para as nossas poupanças. Uma das leituras mais importantes é a lista de ingredientes.

A lista de ingredientes deve ser lida cuidadosamente poistodos os ingredientes têm de constar da lista por ordem decrescente de peso, ou seja, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é aquele que existe em maior quantidade. Deste modo, é importante moderar o consumo de géneros alimentícios cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, sal e açúcares.

Outra informação que merece a nossa atenção é a Declaração Nutricional a qual indica a composição média em termos de nutrientes e de valor energético no produto alimentar. Esta informação é dada por 100 gramas (g) ou por 100 mililitros (ml), e adicionalmente, por porção ou por unidade de consumo“.

sónia dantas. nutricionista

Existe uma ferramenta que que nos ajuda a avaliar a qualidade de produto, chamado de descodificador de rótulos. Esta ferramenta tem como objetivo avaliar: o açúcar, sal e gordura total e saturada presente no produto alimentar. Sendo que os valores quando comparado com o género alimentício que estamos a avaliar, são de evitar se o mesmo tiver valores acima dos classificados a vermelhos. Se por outro lado, os valores estiverem no intervalo amarelo a escolha também terá de ser com uma frequência reduzida (semanal, quinzenal, ou até, mensal). Os produtos alimentares cuja informação nutricional tenha os seus valores igual ou menos que os indicados a cor verde serão os mais aconselhados.

Imagem retirada da Direção Geral de Saúde

É importante referir que todos os géneros alimentícios sejam eles, processados, prontos a consumir, ou pré-confecionados, terão na sua composição muitos ingredientes ou aditivos. Alguns desses produtos alimentícios por ter esta característica de “facilitar a vida” ao consumidor não são necessariamente escolhas menos saudáveis, por este mesmo motivo, recomenda-se a leitura dos rótulos sendo que estas duas menções (lista de ingredientes e Declaração Nutricional) são importantes para a nossa saúde geral. Não devendo descurar outras menções como: data de durabilidade, condições de conservação, origem do produto.

Tendo em conta tudo o que foi referido neste texto também vale referir que antes de ir às compras e acharmos que “já não temos nada em casa” devemos fazer uma inspeção aos produtos que temos na nossa despensa e frigorifico, pois, certamente, ainda haverá muitos em casa. E desta forma, criar ementas, novos hábitos e novas estratégias de consumo e poupança.

Anúncio

Share.

Nutricionista Licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Leave A Reply