Esta foi a frase do José Silva, de 86 anos, utente do Centro Social e Paroquial do Vale quando lhe perguntamos o que pensava acerca da iniciativa que consiste em apadrinhar um idoso para lhe oferecer um ‘miminho’ especial neste Natal.
A iniciativa foi lançada na página oficial da instituição no passado dia 02 de dezembro e a resposta foi uma total surpresa:
A alegria dos utentes era palpável quando o Arcos em Destaque chegou ao Centro Social e Paroquial para os conhecer. À final, quem é que não gosta de receber visitas, não é? Cada um deles irá receber a prenda enviada pelos padrinhos/madrinhas que quiseram aderir à iniciativa, mas para nós, fazer esta reportagem também foi um grande presente.
Estes idosos, apesar de terem encima deles o peso dos muitos anos que já carregam, estiveram sempre de sorriso rasgado e respondiam com lucidez e carinho às perguntas que fazíamos. A iniciativa de serem apadrinhados -atrevo-me a dizer- trouxe-lhes a mesma alegria e ilusão que sentem as crianças quando, na noite de Natal, esperam a chegada do Pai Natal.
“Eu pedi um casaco. Daqueles bem quentinhos. Ando sempre com frio. Tenho muitos, mas alguns já não me servem, e uma pessoa gosta de ter coisas novas, não é verdade”, assentia a D. Arminda.
Sabem que irão receber os presentes que pediram, mas não imaginam quem será o emissor dos presentes. Tentam adivinhar, tirar informações: “você sabe quem é? Eu até gostava de saber quem é! Mas elas (técnicas e auxiliares) são malandras…não me dizem nada!”, atira a Sara, de 81 anos e que pediu um perfume.
Relógios, perfumes, casacos quentinhos, camisas, pantufas, chocolates, são alguns dos presentes que estes idosos pediram e que irão receber na festa de Natal organizada pela instituição no próximo dia 20 de dezembro
São estas iniciativas que fazem que a vida destes idosos consiga ter um brilho especial. Durante a pandemia foram eles a faixa etária que mais sofreu o distanciamento das famílias e a solidão nos lares e instituições de acolhimento. Por isso agora, quando estamos a aprender a viver com esta nova realidade, é importante que resgatemos o amor e o respeito pelos idosos, que são uma fonte inesgotável de sabedoria.
A todos e cada um deles, desejamos um Feliz Natal e que possam usufruir dos ‘miminhos’ que os seus padrinhos, com tanto carinho, lhes ofereceram.