Mais Recentes

Este será o primeiro balcão SNS 24 dirigido a idosos e pessoas em situação de dependência em Arcos de Valdevez. Foi inaugurado esta quinta-feira de manhã, dando desta forma o arranque ao projeto de alargamento desta valência às entidades do setor social e solidário.

Em declarações à agência Lusa, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, explicou que o objetivo deste projeto é

evitar que as pessoas tenham desnecessariamente de se deslocar aos centros de saúde ou mesmo aos hospitais por razões mais administrativas” como pedir uma receita, uma prescrição de um exame ou para tratar alguma questão administrativa.

Ana Sofia antunes. secretária de estado da inclusão

Com esta funcionalidade, a avaliação do médico pode ser feita através de uma consulta online, evitando “uma deslocação que é incómoda e difícil para a pessoa muitas vezes em situação de dependência”.

A abertura do primeiro Balcão SNS 24 em estruturas sociais decorreu no Centro Social Integrado da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, numa cerimónia que contou com as presenças da Secretária de Estado da Inclusão e do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Na cerimónia, foi assinado o protocolo de colaboração com as entidades do setor social e solidário envolvidas neste projeto: União das Misericórdias Portuguesas, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União das Mutualidades Portuguesas e Confederação Cooperativa Portuguesa.

O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades parceiras do SNS para ajudar os cidadãos no acesso dos serviços digitais e de telessaúde entre o cidadão e os profissionais de saúde do SNS, através de criação de uma Rede Nacional de estruturas locais já existentes de confiança e proximidade.

No total, estão já em funcionamento 322 Balcões SNS24.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply