Em comunicado, enviado às redações, a organização interconcelhia Arcos de Valdevez-Ponte da Barca, deu nota da realização das Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no parlamento Europeu no distrito de Viana do Castelo, sob o lema “Contigo todos os dias – A tua Voz no Parlamento Europeu”, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro.
O Arranque foi em Arcos de Valdevez numa ação de contacto com a população na feira e no mercado municipal com a deputada Sandra Pereira acompanhada de dirigentes locais e regionais, e outros militantes onde tiveram a oportunidade de “aprofundar o conhecimento da realidade dos problemas e das necessidades da população, a falta de poder de compra é evidente, os baixos salários e as reformas de miséria não permitem que as pessoas comprem tudo o que necessitam, acabando por ter de escolher e comprar o que está mais barato”, referem na nota de imprensa.
Seguiu-se contacto com trabalhadores à porta da empresa Coindu, em Padreiro. A deputada comunista no Parlamento Europeu, Sandra Pereira destacou “a necessidade de garantir condições de trabalho, bem como a urgência da valorização salarial capaz de repor o poder de compra e permitir a elevação das condições de vida dos trabalhadores“. Manifestando, ainda “a convicção de que a luta dos trabalhadores é o caminho para alcançar melhores condições de trabalho e melhores salários”.
Assim, o PCP defende a necessidade de cada vez mais “avançar com medidas imediatas que, articuladas entre si, permitam quatro objetivos essenciais: o aumento geral de salários e pensões, de forma a assegurar a valorização do poder de compra dos trabalhadores e reformados; combater o aumento dos preços; garantir o cumprimento dos direitos sociais e garantir uma mais justa distribuição da riqueza”.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu darão voz às reivindicações dos trabalhadores e das populações e intervirão, dando o contributo que se exige para a solução dos problemas e a resposta às necessidades com que estes se confrontam, sempre defendendo os interesses nacionais na sua intervenção no âmbito do Parlamento Europeu.