Connect with us

Atualidade

Família desalojada na sequência do incêndio precisa de ajuda.

em

Como foi noticiado pelo Arcos em Destaque, na noite do passado 31 de janeiro uma família residente em Távora- São Vicente ficou desalojada depois de terem visto a sua moradia totalmente consumida pelas chamas. Agora, mais do que nunca, precisam de ajuda para tentarem reerguer a sua vida.

A família que viu a sua vida mudar em frações de segundos está constituída por seis elementos: um casal sénior, um casal adulto e duas crianças (12 e 7 anos). A família está a viver numa residência provisória mas falta-lhes tudo: vestuário, roupa de cama, toalhas, loiças, brinquedos, materiais escolares, entre outros.

Pede-se a colaboração de toda a população para conseguir juntar a maior quantidade de bens e entregar a esta família que ficou sem nada.

Todas as pessoas que desejem fazer as doações poderão fazê-lo na Escola Básica Padre Himalaya (Távora)

Anúncio


Anterior
Next

Atualidade

‘Acompanhamento ao Idoso’: o projeto de Sónia Fernandes que leva cuidado e amor aos seniores do Alto Minho

em

Com um coração generoso e uma vocação inata para cuidar, Sónia Fernandes lidera o projeto “Acompanhamento ao Idoso”, que há sete anos leva conforto, companhia e dignidade a seniores de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

Natural de França, com raízes bem firmadas em Arcos de Valdevez, Sónia Fernandes é uma mulher de sorriso fácil e dedicação contagiante. Desde cedo percebeu que a sua vocação estava em cuidar dos outros — especialmente dos mais velhos.

“Mais do que um gosto, é uma paixão. Gosto de cuidar, de acompanhar, de fazer a diferença na vida destas pessoas que me dão o seu voto de confiança. É mesmo disto que eu gosto: de ajudar as pessoas”, partilha.

Depois de vários anos radicada em França, país onde nasceu, Sónia decidiu regressar a Portugal e criar o projeto “Acompanhamento ao Idoso”, que há sete anos presta apoio a dezenas de seniores nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

O Arcos em Destaque acompanhou Sónia e a sua sobrinha, Stephanie, numa das visitas domiciliárias — um gesto simples, mas carregado de humanidade. A viagem levou-nos até à freguesia de Vila Chã Santiago, em Ponte da Barca, onde conhecemos o senhor Manuel e a sua família.

“Eu fiz acompanhamento à esposa do senhor Manuel, que infelizmente faleceu em agosto. Mas continuamos a vir cá uma vez por semana para o ajudar nas tarefas e, acima de tudo, para lhe fazer companhia. Temos um carinho muito especial por ele e por toda a família”, explica Sónia.

À chegada, o senhor Manuel recebe-nos com um sorriso largo e a hospitalidade típica minhota.

“Sejam bem-vindas! Façam o favor de entrar!”, exclama, com alegria contagiante.
“Eu gosto muito destas meninas. É uma sorte termos encontrado a Sónia e a Stephanie. Ajudam-me em tudo e cuidaram muito bem da minha esposa enquanto foi viva. Isso para mim é tudo”, partilha, visivelmente emocionado.

Enquanto conversam, Sónia e Stephanie perguntam se precisam de ajuda para preparar a mala — o senhor Manuel vai passar o Natal com a filha, em França. Ele insiste que está tudo pronto, mas não resiste a um abraço apertado. Um gesto que traduz a gratidão em estado puro.

O projeto Acompanhamento ao Idoso disponibiliza serviços como cuidados de higiene e conforto pessoal, acompanhamento a consultas, limpeza das habitações, entrega de refeições e ainda serviços de nutricionista e cabeleireiro ao domicílio.

Mais do que um conjunto de tarefas, trata-se de um compromisso com o bem-estar e a dignidade dos idosos, muitos deles a viver sozinhos e longe das famílias emigradas.

A filha do senhor Manuel, Manuela, confirma, emocionada, o impacto que o projeto da Sónia tem tido na sua família: “não podíamos ter tido melhor sorte. A Sónia e a Stephanie são muito cuidadosas, muito atenciosas. Foram incansáveis com a minha mãe e são maravilhosas com o meu pai. É um sossego saber que estão por perto.”

Com voz serena, Sónia partilha a essência do seu projeto:

“Nem sempre os lares ou centros de dia são opção. Os idosos preferem estar em sua casa. Por isso fazemos o nosso trabalho com amor, empenho e dedicação. Porque os nossos idosos merecem.”

Entre cuidados, conversas e abraços, percebe-se que o verdadeiro valor do “Acompanhamento ao Idoso” vai muito além da assistência. É um ato de humanidade, que transforma a rotina de quem é cuidado e também de quem cuida.

Para esta família, Sónia e Stephanie são já parte da casa — um exemplo de entrega e carinho.

Agora é tempo do senhor Manuel ir passar as festas com a sua família, mas fez questão de deixar um recado à Sónia e à Stephanie “eu vou, mas quando voltar, quero-vos de novo aqui em casa comigo” e nesta frase resume-se tudo o que de melhor a vida tem.

“Um cuidador não faz apenas companhia…preenche vazios que ninguém vê”.

Continuar a Ler

Atualidade

Aviso laranja no Alto Minho: chuva forte esta quarta-feira

em

Entre as 03h00 e as 09h00 vigora aviso laranja para a chuva; vento forte e agitação marítima também sob aviso.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos de Portugal continental, exceto Bragança, sob aviso laranja na quarta-feira, devido à chuva por vezes forte prevista entre as 03h00 e as 09h00. Antes e depois desse período, o aviso desce para amarelo.
No Alto Minho, os distritos de Viana do Castelo e Braga seguem esta matriz horária, com reforço de atenção ao vento do quadrante sul e à agitação marítima.

Linha temporal dos avisos (quarta-feira)

  • 00h00–03h00: Amarelo (chuva).
  • 03h00–09h00: Laranja (chuva por vezes forte).
  • 09h00–15h00: Amarelo (chuva).
  • Trovoadas e fenómenos extremos de vento: Amarelo entre 03h00 e 09h00.
  • Bragança: mantém-se amarelo para chuva entre 06h00 e 15h00.

Vento e mar

  • Vento (amarelo): rajadas até 80 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas, entre 21h00 de hoje e 09h00 de quarta-feira. Distritos abrangidos incluem Viana do Castelo e Braga, entre outros.
  • Agitação marítima (amarelo): Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso entre as 21h00 de hoje e as 14h00 de quinta-feira. Prevêem-se ondas de oeste/sudoeste de 4 a 5 metros.

O que esperar no Alto Minho

  • Períodos de chuva intensa durante a madrugada/manhã de quarta-feira, podendo ocorrer picos localizados.
  • Rajadas fortes sobretudo em cotas mais elevadas (Serra da Peneda-Gerês).
  • Condições para trovoadas e fenómenos extremos de vento no período laranja.
  • Risco costeiro elevado no litoral de Viana do Castelo devido à ondulação.

Recomendações de prevenção

  • Garanta limpeza de sarjetas e pontos de escoamento; evite estacionar em zonas propensas a inundações.
  • Modere a velocidade e aumente a distância de travagem; atenção a lençóis de água e vento lateral.
  • Evite zonas ribeirinhas durante cheias rápidas e não atravesse vias inundadas.
  • No litoral, afaste-se de arribas e molhes; atividades junto ao mar desaconselhadas.
  • Proteja estruturas soltas (toldos, objetos em varandas) por causa das rajadas.
Continuar a Ler

Atualidade

Oficina de Cerâmica inspira e une seniores de Arcos de Valdevez

em

Iniciativa do CLDS 5G promove criatividade, partilha e convívio entre a população sénior

O CLDS 5G de Arcos de Valdevez continua a dinamizar as suas Oficinas Seniores, promovendo momentos de partilha, criatividade e convívio entre a população sénior do concelho.

Recentemente, a Biblioteca Municipal acolheu a Oficina de Cerâmica, uma atividade dedicada à descoberta das técnicas e segredos da arte de moldar o barro. Com entusiasmo e dedicação, os participantes deram asas à imaginação, criando peças únicas e cheias de significado num ambiente de boa disposição e aprendizagem.

Estas oficinas integram o plano de ação do CLDS 5G, resultante da candidatura apresentada pelo Município de Arcos de Valdevez no âmbito do AVISO PESSOAS-2024-12 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, do programa PESSOAS 2030, inserido na Estratégia PORTUGAL 2030. O projeto é financiado por fundos estruturais, nomeadamente pelo Fundo Social Europeu + (FSE+), em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável.

Com iniciativas como esta, o Município reforça o seu compromisso em promover o envelhecimento ativo, a inclusão e o bem-estar dos cidadãos arcuenses.

Continuar a Ler

Recentes Concelho