Há dias nos quais escrever um editorial torna-se uma tarefa difícil. Apesar de existirem muitos temas que poderiam ser abordados, quando as palavras nos abandonam não há muito que possamos fazer. E este era o cenário mais plausível de acontecer na edição desta semana do Arcos em Destaque.
A minha mente estava plagada de ideias, mas parece que a ligação entre a minha cabeça e os meus dedos, esteva irremediavelmente cortada até que, mais uma vez, a leitura salvou-me, e foi a culpada de desbloquear a minha cabeça para escrever este editorial.
E o que será que a Vanessa leu que a fez despertar? Perguntarão vocês? Pois foi nada mais e nada menos que a frase que intitula este editorial: saber fazer para deixar acontecer! Vi esta frase esta frase numa publicação qualquer que falava de liderança, e fiquei a pensar nela. Muitas vezes, ao longo do nosso percurso profissional, ouvimos dizer que um líder não é aquele que sabe mandar, mas sim aquele que fica do lado dos seus colegas, que os acompanha, que os ajuda e acima de tudo, encoraja! E é ali que esta frase faz sentido: saber fazer, para deixar acontecer.
Liderar é isso mesmo: guiar!
Para conseguirmos ser mentores de algo – ou de alguém – precisamos muito mais do que saber fazer! Precisamos saber deixar acontecer. Guiar, mostrar qual deve ser o caminho e a partir daí, deixar acontecer estando sempre à beira de quem faz, não como um juiz, mas sim como um apoio para que a transformação aconteça, de modo a que a mudança se faça verdadeira.
Só assim se criam as melhores equipas. As equipas vencedoras. Porque afinal é disto que a nossa sociedade precisa. De mais pessoas a fazer o bem, sabendo fazer bem. De líderes carismáticos, que consigam ir buscar o melhor de cada um nós para que a concretização do bem comum deixe de ser uma utopia e se transforme numa realidade palpável!
Feliz início de semana para todos!