Mais Recentes

Delfim Júnior e o Ympério Show é uma das bandas mais reconhecidas no Alto Minho. Com uma trajetória de mais de 20 anos, tem percorrido milhares de quilómetros levando a sua música de lés a lés do país e além fronteiras. O Arcos em Destaque esteve à conversa com o músico que dá nome à banda e que se assume como “um músico completo. Não um cantor pimba.”

O mundo das artes e da música é um mundo difícil. Conseguir perdurar ao longo do tempo depende de muitos fatores, um deles: o profissionalismo. E esta banda, que ainda quando está no mercado musical há mais de 20 anos, sempre que anunciada num espetáculo, garante uma enchente de pessoas, está constituída por elementos que formam parte do grupo quase desde os seus inícios e isto fala da forma como é encarado este projeto.

Cartaz alusivo à banda

O Jussa quem é o saxofonista da banda, é um dos elementos do Ympério Show que acompanha o Delfim Júnior quase desde o início “conheci o Jussa no Brasil. Ouvi-o a tocar saxofone numa casa de forró à qual eu tinha ido naquela noite. Achei que tinha um talento brilhante. Convidei-o para vir comigo para Portugal, para integrar a minha banda. E ele aceitou, assim, sem me conhecer!”, recorda Delfim.

Assim como o Jussa, o Jardel, a Júlia e o Carlos também acompanham o Delfim desde há muitos anos. A relação laboral, como qualquer outra relação, também é complicada, mas os elementos desta banda estão juntos há muitos anos porque aquilo que os une é muito mais do que só o mero trabalho, aquilo que os faz manter unidos é o respeito, a amizade e o companheirismo.

Delfim Júnior e o Ympério Show é uma banda respeitada e muito querida. Uma banda com um estatuto que foi ganho após anos de muito trabalho. Anos de espetáculos após espetáculos “eu sempre vivi e cresci rodeado de música. O meu pai é um grande músico. Com seis anos a minha mãe inscreveu-me numa escola de música para aprender a tocar acordeão, e aprendi. Depois, com os anos, tornei-me autodidata e atualmente toco mais de catorze instrumentos”, refere Delfim.

A vida dos palcos é uma vida cheia de aplausos mas também, como qualquer outra profissão, tem os seus momentos menos bons  “eu não me queixo. Tenho a vida que quero. Mas são anos de muita luta. Ninguém sabe o quão pesado pode ser estar por trás de uma banda como o Ympério Show. São muitos anos de estrada. Muitos anos de uma responsabilidade muito grande e que recai só encima dos meus ombros”, confessa o artista.

A vida já trouxe alguns dissabores ao Delfim Júnior e o Ympério Show, um dos mais notórios, o assalto que sofreu no ano 2018 onde foi lesado numa grande quantidade de dinheiro “quando aconteceu o roubo é óbvio que fiquei perturbado, mas não foi só pelo dinheiro que me foi roubado, mas sim por tudo aquilo que se disse após a notícia sair. Sou um homem sério, um homem com uma trajetória impecável na música. Mas os comentários foram muito maus. Há pessoas que gostam de ver os outros mal e isso é muito triste. Dói muito. Tudo aquilo que tenho é fruto do meu trabalho. Um trabalho digno”, afirma confessando que aquela foi uma das situações mais difíceis pela qual passou.

Mas esta banda arcuense, que tem uma fama que traspassa fronteiras, é um fenómeno no mundo musical arrecadando fãs por onde passa “é incrível que após tantos anos as pessoas continuem a encher os nossos espetáculos. Somos uma banda muito querida. Quando o Delfim Júnior e o Ympério Show são anunciados as pessoas assistem e adoram o nosso espetáculo. Isso enche-nos de orgulho”, garante Delfim.

Apesar dos dissabores e o cansaço que produz ‘uma vida encima do palco’ a banda é uma das mais populares contanto com milhares de quilómetros percorridos e inúmeras aparições na tv portuguesa e estrangeira “para este ano temos marcados mais de 100 concertos. É claro que é uma vida muito cansativa, mas uma vida onde se conhece muita gente, eu adoro conhecer pessoas, conviver”, confessa o cantautor.

Delfim Júnior assume-se como um homem que gosta daquilo que faz ainda quando o peso de uma carreira tão longa por vezes seja difícil de levar “são muitos anos. Muitas letras escritas. Muita música criada. Sou um músico. Não sou um cantor pimba como muitos querem fazer transparecer. Sou um músico. Toco catorze instrumentos musicais, escrevo e componho. Sou um homem da música”, garante.

Delfim Júnior e o Ympério Show irá continuar estrada fora. A percorrer os palcos de este país. Arrebatando sorrisos e enchendo plateia. Uma banda orgulhosamente arcuense e com talento de exportação.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply