A madrugada desta segunda-feira, 27 de março, ficou marcada pelo assalto a dois estabelecimentos comerciais e ao roubo de uma viatura. Os episodios de roubo e vandalismo na vila de Arcos de Valdevez têm vindo a incrementar nos últimos tempos. Alguns, afirmam que seja consequência da crise atual que o país atravessa e pedem mais policiamento nas ruas da vila durante a noite e ao fim-de-semana.
O assalto sucedido ao início desta semana não é um ato isolado. Junta-se aos vários eventos que têm vindo a acontecer no centro da vila, um dos mais recentes, o ato vandálico feito à estátua do palhaço que simbolizava o início do carnaval no concelho, e nesse mesmo fim-de-semana, num prédio, também localizado bem no centro da vila, foi roubado um extintor da caixa de escadas e outro foi aberto e despejado nas zonas comuns do edifício.
Para Edelmary Afonso, e a sua família a manhã de segunda-feira acabou duma forma muito atípica: “como todas as manhãs, íamos em direção ao nosso carro para levar os nossos filhos à escola. O meu marido no domingo tinha trabalhado de noite, e quando chegamos perto do local onde ele tinha estacionado o carro ele perguntou-me onde estava o nosso carro e eu, respondi: quem o estacionou foste tu, tens a certeza que o deixaste aqui?” o casal pensou que o carro poderia ter sido rebocado, e ligaram a um amigo para saber qual o procedimento a seguir quando um carro é rebocado.
“Jamais nos passou pela cabeça que nos tinham roubado o carro. Chegamos da Venezuela há quatro meses e para nós era impossível estas coisas acontecerem aqui, em Arcos de Valdevez”. Assim, este casal, ao procurar mais informação acerca do que poderia ter acontecido souberam que o talho e a mercearia que estão justo ao lado onde tinham deixado estacionado o carro também foram assaltados naquela madrugada.
“Ali soubemos que o nosso carro tinha sido roubado. O impensável acabou por acontecer. Chegamos da Venezuela há muito pouco tempo. E agora estar sem carro, para a dinâmica familiar, é muito complicado, mas se o furto do nosso carro, e todas as situações de roubo e vandalismo que estão a acontecer serve para alertar as autoridades e que haja mais policiamento nas ruas, durante a noite e aos fins-de-semana, fico mais descansada”, afirma Edelmary.
Últimas informações recolhidas dão conta que o carro da família foi encontrado em Lisboa “um dia depois de fazermos a denúncia fomos contactados pela GNR para nos informarem que o carro apareceu em Lisboa. Não sabemos em quê circunstâncias. Agora não sabemos quando vamos conseguir ter o nosso carro de volta.”
As autoridades continuam a investigar para determinar quem está por trás destes roubos e atos vandálicos que têm atingido o concelho de Arcos de Valdevez nos últimos tempos.e