Mais Recentes

A Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte está a decorrer durante estes dias em todo o Agrupamento de Escolas de Valdevez. Tem como mote o legado deixado pelo Padre Himalaya, um visionário e precursor da utilização das energias renováveis.

Seguindo este preceito, os alunos do 10ºG e 11ºG, do Curso de Mecatrónica, e sob a orientação do professor Herculano Dantas, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e também, do professor João Dantas do AEV, construíram uma série de fornos solares, chamados ‘Girassol’, para demonstrar perante a comunidade escolar que é possível cozinhar sem gastar ‘um céntimo de energia’.

Os fornos solares estão expostos no pátio da EB 2,3/S, e as sessões de demonstração que vão acontecendo ao longo desta semana permitem provar aos alunos -alguns incrédulos- como de facto é possível cozinhar utilizando -só- a energia do sol.

Segundo explica o professor Herculano Dantas:

estes fornos ‘Girassol’ são um modelo portátil, leve, resistente e de fácil construção. São fornos especialmente utlizados nos meses de maio até setembro. E são indicados para confecionar cozidos e estufados, aquela que é considerada a comida mais saudável, sendo eles, ainda, uma boa forma de aproveitamento da energia térmica do sol.”

herculano dantas. professor Instituto Superior de Engenharia do Porto

O nome ‘Girassol’ com o qual foram batizados estes fornos deriva do facto de estar sempre virados ao sol. A temperatura que eles conseguem atingir vai, muitas vezes, muito mais além do que os 120 Cº. O professor Herculano Dantas refere ainda que “estes fornos foram -inicialmente- desenhados e os primeiros exemplares construídos em Timor-Leste, logo após o período de guerra para permitir que a população pudesse cozinhar a custo ‘zero’, utilizando o recurso mais importante importante que tinham, o sol”.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply