Foi na tarde destessábado, 22 de abril, que na Sala da Varanda, da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, foi apresentado o livro ‘Teixeira de Queiroz para néscios´ do professor, investigador e escritor arcuense, Filipe Alves Machado.
A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, de Nuno Soares, da Casa das Artes e do Professor de Arte da Escola Básica EB2,3/S, Luís Troufa.
Desde jovem que Filipe Machado é um investigador e um entusiasta da história que envolve um dos escritores mais brilhantes que Arcos de Valdevez teve: Teixeira de Queiroz. Foi basado na obra e figura deste ilustre arcuense que o autor fez a sua tese, e, passados alguns anos, quis escrever um livro que contasse a história de Teixeira de Queiroz e que também, que compila-se algumas das suas obras.
E foi assim, que durante o primeiro -e parte do segundo- confinamento por causa da covid-19- nasceu o livro ‘Teixeira de Queiroz para néscios’
Mas este livro tem uma particularidade muito especial. As imagens que o ilustram foram feitas pelos alunos de arte da Escola Básica EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, segundo as indicações do professor Luís Troufa
Outra das curiosidades que o livro tem fixa-se no facto de todas as imagens que estão na contra-capa do livro foram feitas pelo Simão Leite “um jovem aluno que sofre de um espectro do autismo. Mas que se expressa perfeitamente através dos desenhos e também participou neste desafio”, explica Troufa.
Para João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez “temos neste livro uma forma diferente de conhecer uma personagem nossa. Está aqui um trabalho fantástico. Passar para um livro textos e pensamentos, de uma forma que seja compreendida por todos. E o Filipe neste livro juntou o conhecimento, a literatura e o sentido de pertença, com um título ‘fora da caixa’ e um conteúdo simples. Fica aqui a minha homenagem a ele, aos professores e a todos os alunos que participaram”, culminou.
Filipe Machado não gosta de ser chamado de: autor do livro “porque este livro foi feito só por mim, mas também pelos alunos que o ilustraram, pela equipa de design, liderada pelo Hugo, Daniela e Filipa, e pela autarquia e a Casa das Artes na pessoa do Nuno Soares, que sempre me apoiaram” referiu.
Acerca do título do livro
Segundo o dicionário português a palavra ‘néscio’ significa: ignorante/inepto “e por isso escolhi esta palavra porque, de facto, quase ninguém sabe nada acerca de Teixeira de Queiroz. Somos todos um bocado ‘ignorantes’ neste tema. Infelizmente é um escritor arcuense quase esquecido e por isso pensei fazer um livro acerca dele e para um público juvenil, num registo mais descontraído e envolver a juventude na ilustração do livro”.
Filipe Machado explica que com este livro pretendeu levar a bom porto “a missão cívica de fazer este conhecimento mais acessível e menos académico.”