Rosa Gonçalves Fernandes fez 100 anos no dia 02 de maio mas foi ontem, dia 07 de maio o dia escolhido para festejar, e que grande festa que a D. Rosa teve para festejar o seu centenário!
A tarde iniciou com uma missa onde a D. Rosa e a sua família estiveram presentes para celebrar. Rosa foi batizada naquela Igreja Paroquial, no dia 06 de maio de 1923, quatro dias após os seu nascimento, pelo prior Gaspar Himalaya. Uma passagem da vida da centenária contada pelo pároco daquela freguesia, Pe. João.
Depois da Missa todos os convidados seguiram para a sede da Junta de Freguesia de Miranda onde teve lugar a festa. Rosa foi recebida com concertinas e cantigas feitas pela Rusga da Miranda e a tarde foi de celebração e de muita emoção para a centenária.
Os familiares contam que Rosa foi uma mulher de trabalho “ela nunca casou. Nem teve filhos. O trabalho dela sempre foi no campo e trabalhava muito. Ela e os irmãos ficaram sem o pai muito novos. E todos tinham de trabalhar. Ela é de caráter forte. Gosta de mandar. Ainda é autónoma e gosta muito de estar em sua casa. Não quer sair de lá”, afirma Cândida Amorim, uma das sobrinhas que cuida de Rosa.
Na festa também estiveram presentes as vereadoras da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Belmira Reis e Emília Cerdeira, que em representação do Município, presentearam a D. Rosa com um prato de cerâmica com uma dedicatória especial “estar aqui presentes é para nós, uma satisfação. Poder ser testemunhas de uma festa como esta. Felizmente assistimos a alguns centenários aqui no Concelho, o que nos deixa muito agraciados”, referiu Belmira Reis.
A junta de freguesia de Miranda, que, gentilmente, cedeu as instalações da sede da junta para que a família pudesse organizar a festa, também quiseram presentear a aniversariante com uma placa de homenagem pelos seus 100 anos de existência.
A festa continuou pela tarde fora com muita animação e alegria. Certamente que Rosa nunca mais se esquecerá deste dia “está muito bonita esta festa. Meu Deus!”, repetiu várias vezes enquanto olhava em redor com os seus olhos cheios de lágrimas.