O grupo de peregrinos que empreendeu a sua caminhada para o Santuário de Fátima, no passado dia 05 de maio, acabou de chegar a Fátima, o Altar do Mundo, e deram as suas declarações em exclusivo, ao Arcos em Destaque.
Este grupo de 10 pessoas, maioritariamente constituído por residentes na freguesia de Aguiã, chegaram bem e com a sua fé ainda mais forte depois de este longo percurso onde enfrentaram dificuldades diárias; mas a vontade de chegar faz parecer pequena qualquer dificuldade, e passados 6 dias, culminam a caminhada cheios de orgulho e de um sentimento ‘inexplicável”.
Munidos de fé, alegria, esperança e sentido de entre ajuda percorreram os mais de 250 quilómetros (em linha reta) que separam Arcos de Valdevez de Fátima
Muitos destes peregrinos fizeram o percurso pela primeira vez “vários o fazem por promessas feitas à Nossa Senhora. É um caminho difícil de se fazer. Temos de ter os pés preparados, mas a cabeça também”, afirma Jorge Martins.
Cada um dos quilómetros percorridos ‘sentem-se na pele’ e de facto, o psicológico joga um papel crucial no bom desempenho da caminhada “é por isso que conseguimos chegar até ao fim, porque funcionamos como uma equipa. ‘Puxámos’ uns pelos outros. Ajudamo-nos entre nós, porque se assim não fosse, mais de metade ficava pelo caminho,” culmina.