Mais Recentes

A denúncia foi feita ao Arcos em Destaque na tarde desta quinta-feira, 01 de junho, por um grupo de agricultores da freguesia de Touvedo, no concelho de Ponte da Barca. Os prejuízos são tantos com a vaga de ataques que os próprios agricultores afirmam “estamos a ponderar desfazermo-nos dos rebanhos porque os prejuízos são muitos e ninguém da respostas”. Para muitos destes agricultores os animais são o único sustento que possuem.

Fotografia cedida pelos agricultores. Cão a percorrer os campos onde os animais pastam

Um dos agricultores contou em exclusivo, ao Arcos em Destaque que “estes ataques iniciaram já no ano passado. Mas este ano tem sido demais. Os ataques começaram em abril e posso dizer que o número de animais mortos já ronda os 20, com um prejuízo de muitas centenas de euros”.

Os lesados já fizeram queixas na GNR e oficialmente, na Câmara Municipal de Ponte da Barca “mas nunca obtivemos qualquer tipo de resposta. A GNR diz que não podem atuar nestes tipo de casos. O veterinário da Câmara Municipal pediu-nos para sermos nós a apanharmos os cães. É uma situação insustentável. Eu, só com uma das ovelhas que foi atacada, gastei 200 euros em tratamentos, e mesmo assim, acabou por morrer. Agora faça as contas aos prejuízo que estamos ter”.

Os agricultores queixam-se da inércia das autoridades “neste momento não sabemos ao certo, quantos cães são. Mas são muitos, e sabemos que são cães de caça. Os cães vadios agora também se juntaram. A situação está descontrolada. Os prejuízos são muitos. E ninguém nos dá uma resposta”.

Os agricultores precisam de uma resposta. Todos os dias há relatos de novos ataques feitos a rebanhos de animais “é aqui em Touvedo (S. Lourenço e Salvador), em Britelo, no Barral, em São João) a situação está descontrolada. Precisamos uma resposta urgente!”, afirmam os agricultores.

O Arcos em Destaque sabe que existem várias queixas na GNR que certificam o ataque aos rebanhos por causa de cães vadios e alegadamente, de caça, que diariamente atacam rebanhos de agricultores barquenses.

Aguardam-se os depoimentos oficias das instituições visadas. Notícia em atualização.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply