O concelho de Arcos de Valdevez é único em muitos aspetos, mas no que toca à freguesia de Rio de Moinhos, partilha esse nome com mais cinco concelhos a nível nacional e este fim-de-semana reuniram-se todos, para celebrar a idiossincrasia!
Assim, nos dias 01 e 02 de julho, deu-se o Encontro Nacional de Rio de Moinhos, na sua 17º edição. Arcos de Valdevez recebeu, na freguesia de Rio de Moinhos, os riodemoinhenses de Aljustrel, Borba, Penafiel, Sátão e Abrantes.
Foram dois dias recheados de cultura, tradição, música e gastronomia. Este encontro realiza-se, há 17 anos, só interrompido pela pandemia, e teve início no ano 2005, em Rio de Moinhos de Abrantes. A ideia surgiu do Rui André, presidente de junta de Rio de Moinho de Abrantes “um dia, numa pesquisa feita ao nome Rio de Moinhos, a minha terra, reparei que não eramos sozinhos. Que havia mais Rio de Moinhos de norte a sul do país e surgiu-me a ideia de os contactar para nos reunirmos e essa ideia um pouco ‘louca’, fez-se realidade. A ideia surgiu em 2004 e em 2005 foi a primeira reunião. De Norte a Sul tínhamos todos algo em comum éramos todos riodemoinhenses. Já demos duas voltas ao país e estamos a acabar a terceira volta. Somos todos uma família. Já nos conhecemos há muitos anos”, afirma, com orgulho.
Para o presidente de junta de Rio de Moinhos, de Arcos de Valdevez, Luís Carlos Pinto “haverá aqui muita gente. Estamos a falar de pessoas desde Arcos de Valdevez até Aljustrel, será uma moldura humana considerável. Há um intercambio cultural e gastronómico muito importantes. As barracas têm os doces tradicionais, os vinhos, os queijos. Na inauguração faremos uma prova de vinhos e uma programação muito diversificada: grupo de rusgas, bombos, ranchos folclóricos, cantares alentejanos, música popular portuguesa e DJ’s por isso é garantida a festa”.
E, de facto, houve muita festa e animação. A população de Rio de Moinhos de Arcos de Valdevez juntou-se para bem receber os seus colegas riodemoinhenses e todas as pessoas que passaram pela festa durante este fim-de-semana de muito calor.
No lugar foram servidas mais de 500 refeições, tudo perfeitamente organizado e confecionado pelo muitos voluntários que quiseram ajudar e contribuir para que a festa fosse um sucesso! Na inauguração, em representação do Município de Arcos de Valdevez estiveram presentes o presidente da Câmara, João Manuel Esteves e o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Araújo, o pároco da freguesia Pe. Lúcio, presidentes de junta das freguesias de Arcos de Valdevez, e demais autarcas de Rio de Moinhos de Portugal.
O encontro nacional de Rio de Moinhos iniciou com o hastear das bandeiras das seis freguesias de Rio de Moinhos e com um momento musical por parte de Banda Filarmónica de Rio de Moinhos de Abrantes. De seguida, houve uma prova de vinhos e produtos regionais em cada um dos quiosques representativos de cada uma das freguesias e, logo após ao almoço, iniciou o programa musical que viria a durar até às 4 da manhã.
A abertura do espetáculo esteve a cargo do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, e do grupo experimental de teatro, com mais de cem elementos em palco, onde deleitaram o público com a peça “Os castelos de D. Afonso Henriques e o torneio de Arcos de Valdevez”.
Foi um fim-de-semana de muita tradição, cultura e, acima de tudo, amor pelo gentilício das gentes de Rio de Moinhos. Um convívio que virou tradição e que promete ser semente para o futuro.