Mais Recentes

O Paço de Giela será durante o fim-de-semana de 08 e 09 de julho o palco para recriar uma das passagens mais importantes da história de Portugal: o Recontro de Valdevez, sucedido no ano de 1141 e onde foi definido o tratado de Zamora.

O Recontro de Valdevez volta em força este ano 2023 com dezenas de espetáculos e cinco centenas de pessoas envolvidas diretamente na recriação do momento histórico onde el ‘Rey de Castilla y León- Espanha’ reconhece, pela primeira vez D. Afonso Henriques como rei de Portugal.

A apresentação pública do evento por parte do Município foi realizada na passada terça-feira, no Paço de Giela, pelo presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves

é importante referir que o Recontro de Valdevez não é uma feira medieval. é uma recriação histórica onde existe, sempre, a preocupação do rigor. Queremos que a recriação do momento seja o mais fidedigno possível em termos de acontecimentos histórico. Só assim faz sentido”.

João Manuel Esteves. Autarca.

Com um investimento que ronda os 100.000 € o Recontro de Valdevez é um dos pontos altos na agenda cultural que precede as festas do concelho. Onde são esperadas milhares de pessoas. Este ano para a recriação histórica houve o envolvimento do Agrupamento de Escolas de Valdevez e de várias associações do concelho.

O espetáculo da recriação do Recontro de Valdevez está marcada para as 22h00 de sábado com repetição no domingo. Além disto, haverá 25 espaços de comida no Largo do Sustento onde as pessoas poderão almoçar/jantar e nove espaços onde quem quiser, poderá participar em oficinas medievais, e experimentar como era a vida naquela época.

Devido a afluência de carros esperada o Município disponibilizou autocarros que saem, em regime de vai-vem, cada 15 minutos desde a sede do concelho ( Parque da Azenha) até ao Paço de Giela, completamente gratuito.

Anúncio

Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply