Tiago Regg Salgado, com origens arcuenses, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos, são os artistas/muralistas encarregues de proporcionar uma nova ‘cara’ com mais cor e elementos de modernidade aos edifícios mais antigos da vila de Arcos de Valdevez.
O projeto, visa reabilitar a zona histórica através da arte que emanam os pinceis de estes três artistas que foram profundamente influenciados pela tradição local, as histórias da população e o contexto histórico de Arcos de Valdevez.
Assim, o MurArcos, festival de arte urbana, visa a dinamização cultural e a reabilitação do espaço público, aliando tradição com modernidade, valorizando, também, o património e o significado da zona da Valeta como local de grande importância na história da vila.
Esta primeira etapa do projeto contempla três artistas, e cada um deles, irá pintar uma obra individual e uma colaboração com outro artista, numa intervenção mais pequena, mas o projeto não acaba por aqui, serão também envolvidos artistas plásticos locais para partilha de experiências, conceitos e realização de trabalhos. Este ano o desafio foi feito ao artista arcuense Mutes, que intervirá um elemento específico, dentro da sua técnica, muito própria.
Desta forma as fachadas pintadas irão modernizar o aspeto rústico das casas locais, impulsionando a conversa geracional e trazendo um novo brilho à zona mais antiga da vila arcuense.