Hoje celebra-se o Dia Mundial da Gratidão. Todos os dias há um dia mundial de algo ou de alguém. Mas o dia de hoje é diferente, é quase um dia para festejarmos em consciência individual.
Dizer obrigada é muito fácil, mas agradecer é algo completamente diferente. É por isso que hoje, aproveitando que nos lembraram a data que se assinala, vou aproveitar para agradecer a uma pessoa à qual normalmente não agradeço. Não por falta de educação, mas sim porque dentro da azáfama do dia-a-dia esqueço-me constantemente dela!
E essa pessoa, sou eu mesma. Sim, eu! Que narcisista, pensarão muitos ao ler este texto! Mas eu não o vejo assim. Porque nós, na nossa vida, certamente temos muitas pessoas às quais estamos gratos, mas também estou grata a mim mesma, ainda quando não o digo com a regularidade que deveria, pela pessoa que sou, ainda quando haja dias nos quais até nem eu me aturo!
Obrigada pelo trabalho diário que faço, que ainda quando não tem os resultados imediatos que muitos esperam, merece ser reconhecido. Obrigada pelo trabalho de mãe, doutora, enfermeira, cozinheira, professora, psicóloga, amiga, profissional, confidente, filha, sobrinha, esposa que desempenho os 365 dias por ano, sem folgas, e que, muitas vezes, também acham que não é suficiente – ou por vezes, importante.
Obrigada também pelos teus momentos de quebra. Aquele momento em que chegas à cama, já depois de todos estarem a dormir e choras porque sentes que queres desistir. Obrigada também por esse ato de desabafo que te faz reequilibrar as forças para continuar.
Obrigada por todas as virtudes que tens, e obrigada, também, pelos teus defeitos, porque são eles os que te fazem querer mudar e melhorar!
Obrigada a ti, que ainda quando o dia-a-dia teime em fazer-te acreditar que a vida não pode ser vivida a sonhar, ainda acreditas nos sonhos.
Obrigada pela tua forma sensível de ser. Obrigada, também, pela maneira como te preocupas com tudo, porque ainda quando é vista como ‘obsessão’ ou uma variante do ‘trauma’ é ela que te tem alertado, inúmeras vezes, para situações que foram resolvidas a tempo.
Obrigada pelos sacrifícios diários que fazes e que muitas vezes, passam despercebidos.
Obrigada pela mulher na qual te tornaste. Muito diferente daquela menina que há 14 anos saiu da sua terra com uma mochila cheia de ilusões.
Obrigada por querer ser melhor e por estar no caminho de mudar tudo aquilo que não queres, que não te faz bem.
Obrigada por ser quem és, em todas as tuas versões!
No dia da gratidão faça como eu e escreva uma carta de agradecimento a uma das pessoas mais importantes da sua vida: você!