A portaria que assim o distingue foi assinada no passado dia 06 de outubro, pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, e divulgada no dia de hoje, 17 de outubro, em Diário da República.
Desta forma, a Ponte de Cabreiro, situada nos lugares de Sobreira e Igreja, passa a ser classificada como monumento de interesse público. Recorde-se que a proposta de classificação da ponte de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, foi formalizada pela câmara municipal local, em fevereiro de 2021, e o procedimento iniciado, em maio, desse ano, e só agora, em outubro de 2023 é que chega a esperada clasificação.
Como se pode constatar no site da Câmara de Arcos de Valdevez, a construção da ponte terá sido iniciada na segunda metade do século XV.
Trata-se de “um dos exemplares mais característicos deste tipo de arquitetura civil da Idade Média e Moderna existente em todo o concelho”.
Para João Carlos Barbosa, presidente da junta de freguesia:
Esta ponte faz parte, há muitos anos, do Caminho Ribeiro Minhoto, de todos os peregrinos que fazem caminhada até Santiago de Compostela. Assim, e com a recente classificação da Ponte de Cabreiro como imóvel de interesse público, seguir-se-ão, outras diligências que permitam uma possível candidatura a Património de Interesse Nacional e ali sim, concorrer a verbas estaduais que permitam a reconstrução, e melhoramento das estruturas para transformá-la numa visita obrigatória por parte dos turistas estrangeiros, e nacionais também.