A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza durante o mês de dezembro, em colaboração com os municípios da região, diversos workshops temáticos intitulados “Múltiplas Literacias”, com o objetivo de facilitar múltiplas aprendizagens, num contexto informal, a migrantes residentes no Alto Minho e favorecer a sua integração.
Esta iniciativa insere-se no projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, concentrando neste último trimestre do ano uma agenda de atividades muito forte, que envolve diretamente técnicos e migrantes.
Este programa tem início no próximo dia 14 de dezembro com uma ação de capacitação destinada a agentes locais e profissionais que atuam na área da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT), sobre “A importância da mediação intercultural”. Esta ação realiza-se nas instalações da CIM Alto Minho, em Valença, das 09h30 às 12h30.
No mesmo dia, tem lugar em Ponte de Lima, na Clara Penha – Edifício Casa dos Sabores, o primeiro workshop dirigido aos NPT residentes no Alto Minho. Esta sessão decorre das 18h às 20h e será dedicada ao tema “Perspetivas e Expectativas – Processos de Inclusão”.
No dia 16 de dezembro, estão programados mais dois workshops, em Monção e em Viana do Castelo. Entre as 10h e as 12h30, a Biblioteca Municipal de Monção acolhe este evento, centrado nas representações sociais, teatro experimental e narrativas recontadas. Também de manhã, das 10h às 13h, realiza-se no Navio Gil Eannes – Auditório do Centro de Mar, em Viana do Castelo, uma sessão sobre “Dar voz à Cidadania”.
Em resposta à crescente diversidade de migrantes no quotidiano do Alto Minho, a CIM Alto Minho e os municípios reconhecem a importância de validar boas práticas de acolhimento e integração. O projeto AMAM surge como resposta a esta necessidade, procurando promover o empoderamento, o diálogo, a autonomia, a integração e a participação cívica deste público específico, baseado no conhecimento científico, na evidência empírica e no saber profissional.