Educação
Jovens arcuenses vencem prémio promovido pelas ‘Águas de Portugal’
Sabia que cerca de 97% do nosso planeta é constituído por água, mas somente 0,01% é água doce e serve para o nosso consumo? E que cerca de 30% da água que consumimos em nossa casa corresponde às descargas do autoclismo? E muitas dessas descargas acontecem porque utilizamos a sanita como caixote de lixo?
Foi precisamente para sensibilizar as pessoas acerca destes factos e para explicar à população tudo aquilo que não deve ser deitado ‘pelo cano abaixo’, que o Grupo Águas do Norte lançou o consurso ‘Água da Torneira para Todos’,
Financiado pelo Fundo Ambiental, a Águas do Norte, empresa responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, realizou então um concurso de que incluiu a apresentação de trabalhos de ilustração, de vídeo e de gaming, dirigido aos alunos de todos os níveis de ensino, Ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, Ensino Básico 2.º e 3.º ciclo, Ensino Secundário e Universitário e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
E foi na categoria de Gaming que os alunos da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez venceram. A entrega do prémio foi realizada no dia de ontem, 06 de dezembro, no auditório da escola com a presença do Administrador das Águas de Portugal, Filipe José Araújo da Silva, o Eng. Rui Pedro Sousa, a diretora do Agrupamento de Escolas de Valdevez Anabela Araújo e a Vereadora do Desporto, Cultura e Educação, Emília Cerdeira.
O jogo foi criado pelos alunos dos cursos profissionais: Técnico de Eletrónica Automação e Computadores Técnico da Qualidade e com a coordenação das Professoras Elisa Borlido, Carla Sousa e Ana Bragança.
este alunos têm todo o mérito, e temos aqui o reconhecimento da vossa participação, e é muito gratificante para todos. Muito obrigada pelo trabalho desenvolvido, e às professoras que se envolveram e souberam trabalhar com os alunos. Estão de parabéns!”
Anabela araújo. Diretora agrupamento de escolas de VALDEVEZ
Para Filipe José Araújo da Silva, administrador das Águas do Norte “quero agradecer ao corpo docente e todo o ecosistema escolar e dar os parabéns pela capacidade que vocês tiveram de responder a este desafio numa altura em que há tantos desafios. Mas este desafio da água é um desafio de todos. Porque se não existir água não existe vida. Por isso contamos com vocês para fazer este trabalho de gestão consciente das águas junto dos mais crescidos. Vocês são os vencedores e têm todo mérito pelo jogo interativo que criaram e que deixa uma mensagem”.
Para a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, representada pela vereadora da Educação, Emília Cerdeira “vocês terem transformado esta questão da importância da água num gaming duma forma a transmiti-lo numa linguagem mais adequada para as vossas faixas etárias, é fantástico. Também temos de dar claramente, os parabéns aos professores pela orientação, e apoio e também, agradecer, ao grupo Águas de Portugal. E neste concurso nacional, vocês terem sido os venecedores é sempre um orgulho”.
Veja aqui o jogo criado por este jovens e… ‘Não deite tudo pela água abaixo’!
https://scratch.mit.edu/projects/918547010
Anúncio
Educação
Fruta fresca chega às escolas de Arcos de Valdevez para promover hábitos saudáveis
A partir deste mês, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública de Arcos de Valdevez começaram a receber fruta fresca duas vezes por semana, no âmbito do Regime Escolar 2025/2026.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e financiada pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, integrando o programa europeu que incentiva hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Com esta medida, o Município pretende reforçar a promoção da saúde e do bem-estar das crianças arcuenses, sensibilizando para a importância de uma alimentação equilibrada e sustentável.
O projeto alia a educação alimentar à valorização dos produtos frescos e ao incentivo ao consumo de frutas locais e da época, contribuindo para uma geração mais consciente e saudável.
Concelho
Escola de Ensino Artístico em Arcos de Valdevez será uma realidade: primeira pedra foi ‘lançada’
Um investimento realizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de valor superior a 2 milhões de euros.
a Educação é um pilar fundamental do desenvolvimento sustentável que queremos para Arcos de Valdevez”.
joão manuel esteves. presidente câmara municipal de arcos de valdevez
Este projeto surgiu da vontade de “crescer no ensino artístico”. Conforme disse João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, os alunos de Arcos de Valdevez começaram por ter acesso ao Ensino Articulado da Música através do CAV – Conservatório de Arte de Valdevez, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Valdevez e o Município.
O projeto foi crescendo e os alunos interessados foram aumentando. A Câmara Municipal e os parceiros sentiram a necessidade da existência de um “edifício maior, com mais e melhores condições para o ensino da música, do teatro, e da Dança”.
Com área de construção de aproximadamente 1.400m2, este edifício, tem dois pisos e organizar-se-á em torno do auditório. Está prevista a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, dispondo de um estúdio, uma sala de trabalho/caracterização, vestiários e balneários.
O piso inferior, será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, 3 salas de formação musical, camarins e outras salas de apoio.
Está ainda prevista a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões.
Para o Presidente da Câmara “este dinamismo resulta do facto do Município ter estabelecido várias parcerias. Uma delas robusta com o Agrupamento, Associação de Pais, Associação de Estudantes e as Associações do Concelho.”
Assim, com esta intervenção a Autarquia arcuense dá continuidade ao projeto educativo no concelho, garantindo melhores condições de ensino e novas oportunidades, bem como promovendo o sucesso educativo e o bem-estar dos alunos arcuenses.
“A Educação propicia qualificação, que garante mais e melhor emprego; proporciona mais rendimento, mais condições de vida para as pessoas e condições para que os investimentos se fixem e atraia novos”, atestou.
Anúncio
Educação
Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens: ‘o papel dos assistentes operacionais em âmbito escolar’
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arcos de Valdevez realizou mais uma ação de sensibilização intitulada “O Papel do/da Assistente Operacional na Defesa e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens”. A iniciativa foi direcionada aos assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Valdevez, contando com a participação de 40 profissionais.
Reconhecendo o papel fulcral desempenhado por estes colaboradores no ambiente escolar, a ação teve como principal objetivo esclarecer e fortalecer a compreensão destes profissionais sobre o sistema de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens.
Os assistentes operacionais ocupam uma posição importante para identificar sinais de vulnerabilidade e atuar como ponte entre as crianças e os mecanismos de proteção. Nesse sentido, a CPCJ destacou a importância de uma abordagem preventiva e colaborativa, sublinhando o compromisso de toda a comunidade educativa na salvaguarda do bem-estar das crianças e jovens.
A iniciativa reflete o contínuo empenho da CPCJ de Arcos de Valdevez e da Câmara Municipal em capacitar os agentes educativos e reforçar as redes de apoio às crianças e jovens, promovendo uma escola mais segura, inclusiva e atenta às necessidades dos seus alunos.
Anúncio
Previous slide Next slide-
Atualidade1 mês atrás
Jovem barquense corre 12 horas seguidas pela esperança de um menino especial
-
Atualidade2 meses atrás
Acidente de viação em Giela- uma vítima encarcerada
-
Concelho2 meses atrás
Arcos em Destaque lança novo site
-
Desporto1 mês atrás
Arcuense Matilde Paredes convocada para estágio da Seleção Nacional SUB-15
-
Saúde e Bem-estar2 meses atrás
Pedir Ajuda…um ato de coragem
-
Atualidade4 semanas atrás
Caixilharia Almeida Esteves inaugura showroom pioneiro em Ponte da Barca
-
Concelho4 semanas atrás
Olegário Gonçalves vence a Câmara de Arcos de Valdevez com maioria absoluta
-
Concelho1 mês atrás
Casa de Arcos de Valdevez em Lisboa distinguida com Medalha Municipal de Mérito Cultural
