Mais Recentes

Dia 15 de maio de 1920 foi a data de nascimento de Glória Lima, natural e residente da União de Freguesias de Vilela, São Cosme, São Damião e Sá e que ontem, rodeada dos seus familiares soprou as velas do seu 104 aniversário.

O Arcos em Destaque foi até à freguesia de São Cosme e São Damião para conhecer a aniversariante e celebrar com ela este marco tão importante

eu fui sempre muito alegre e namoradeira. E ainda hoje gosto de dançar e cantar. Ainda era capaz de dançar um ‘Vira’ ou uma Cana Verde”.

Glória Lima. 104 anos.

E como a D. Glória é uma mulher de palavra assim o fez, e ainda quando era o seu aniversário, a prenda foi nossa e deleitou-nos com a sua dança e a recitação de um versos escritos pela sua sobrinha-neta, Patrícia Faria

Glória Lima nunca casou nem teve filhos. Foi uma mulher que trabalhou sempre na agricultura, modo de vida mais comum nos tempos antigos, e nunca saiu da sua terra natal, a freguesia de São Cosme e São Damião.

Prometeu que para ano haveria mais uma festa, para celebrar os 105 “mas se aqui voltarem é para eu me vestir toda asseada e bonita, com os meus brincos e o meu cordão”.

meu coração é vidro, e é vidro na tua mão. Se te queres vingar dele deixa-o cair nesse chão! (…) Eu vivo triste e sozinha, assentadinha à lareira, falo com a Nossa Senhora, que é minha companheira, Quando vejo vir a noite, vejo vir escuridão, veste-se tudo de luto, diante do meu coração. Mas a vida assim permite, já dizia a minha avó: que é começada por dois, e acaba por um só. Este mundo traiçoeiro, que nos anda a enganar. Mas assim o encontrámos e assim o imos deixar.”

Glória Lima. 104 anos

Anúncio

Previous slide
Next slide
Share.

Diretora Arcos em Destaque

Leave A Reply