A International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR) atribuiu o prémio internacional IAHR Hydro-Environment Innovation and Industry ao Projeto GreenValue, numa iniciativa pioneira, na qual a Águas do Norte implementou o seu primeiro Plano de Gestão de Lamas, assinalando um avanço significativo na aplicação de biossólidos provenientes das Estações de Tratamento de Água Residuais que explora no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.
O projeto “GreenValue” desenvolvido em colaboração com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Resíduos do Nordeste, EIM, SA, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, e as Uniões de Freguesias de Pombal e Vales, de Gebelim e Soeima e de Ferradosa e Sendim da Serra, através do qual se visa investigar e desenvolver soluções para mitigar a desertificação de áreas ecológicas de natureza florestal, testando a introdução de quatro espécies arbóreas nos planos de arborização, com a imlementação de biofertilizantes de ETAR.
Desta forma, realizando o restauro de um conjunto de áreas classificadas como semiáridas e sub-húmidas, irá potenciar-se a viabilidade de crescimento daquelas espécies através do incremento sustentável da fertilidade dos solos, de modo a mitigar o processo de desertificação e promover uma economia circular.
A IAHR foi fundada em 1935, e consiste numa organização mundial independente de engenheiros e especialistas em água que trabalham em áreas relacionadas às ciências hidroambientais e sua aplicação prática. As atividades vão desde a hidráulica fluvial e marítima ao desenvolvimento de recursos hídricos e à ecohidráulica, passando pela engenharia do gelo, hidroinformática e educação e formação contínuas. A IAHR estimula e promove a investigação e a sua aplicação e, ao fazê-lo, esforça-se por contribuir para o desenvolvimento sustentável, a otimização da gestão dos recursos hídricos mundiais e dos processos de fluxo industrial.
A IAHR é composta por uma variedade de membros e grupos de trabalho, que mobilizam uma agenda de pesquisa robusta, congressos, conferências especializadas, workshops e cursos de curta duração, em envolvimento em programas internacionais como a UNESCO, OMM, IDNDR, GWP, ICSU e pela cooperação com outras organizações internacionais relacionadas com a água.