A Feira de Artes e Ofícios Tradicionais regressou a Soajo no passado fim de semana e atraiu até esta localidade muitos visitantes curiosos pelas suas tradições, gastronomia e vinhos locais, bem como pelo artesanato e animação.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, voltou a enaltecer a importância da realização destes certames na promoção e dinamização do território e suas potencialidades.
Para o autarca é necessário que exista valorização e promoção do território e o envolvimento da comunidade. “Temos de continuar a construir o futuro da nossa terra, com mais oportunidades para viver, investir e visitar, dando qualidade de vida e oportunidades a quem reside no Parque Nacional da Peneda Gerês”.
As jornadas gastronómicas, os trilhos, as rusgas, os festivais folclóricos, as arruadas de bombos, os concertos musicais, atividades de natureza, entre outras opções, fizeram de soajo durante estes dias, palco de grande animação, convívio e atividade.
Foram muitos os que quiseram ir a Soajo, participar em mais uma edição da Feira de Artes e Ofícios Tradicionais. Uma feira que prima pela genuinidade, apego às coisas da terra e impulsiona a economia local.
Em Soajo estiveram em destaque os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais, as raças autóctones, a animação turística e as manifestações espontâneas da cultura popular.
O certame contou com a organização da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da ARDAL – Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima, em parceria com o Soajo Outdoor Fest, e com a cooperação da Junta de Freguesia de Soajo, da Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas – Soajo e do Rancho Folclórico Camponesas de Soajo, da Associação (En) Cantar Soajo, da Casa do Povo de Soajo e do Centro Social e Paroquial de Soajo.