O programa “Município Amigo do Turismo e da Cultura” tem como objetivo criar um ambiente colaborativo e de aprendizagem contínua, onde as câmaras municipais se possam fortalecer mutuamente e contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico de Portugal. Nestas duas áreas foram destacados os projetos Ciclos Gastronómicos “Arcos à Mesa”, na área do Turismo, e o festival de Música Moderna, “Sons de Vez”, na área da Cultura.
Para além deste prémio, a autarquia viu serem consideradas como boas práticas e distinguidos com os Prémios de Excelência Autárquica, os projetos das Oficinas de Criatividade Himalaya, na área da Educação; o projeto Séniores + Ativos, na área do Desporto; o Programa de Ocupação de Tempos de Livres, na área da Juventude; e o projeto de apoio à Recuperação Habitacional de estratos mais desfavorecidos, na área da Ação Social.
Este programa desenvolvido pela Cidade Social, especialista nas áreas do Desporto e Ação Social, que tem por missão fortalecer as capacidades das câmaras municipais na promoção do desenvolvimento sustentável do turismo e da cultura nas comunidades.
Este reconhecimento junta-se a outros já alcançados pela Câmara Municipal, como “Autarquia Familiarmente Responsável”, “Município Amigo da Juventude – Cinco estrelas”, “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto”.
Estas distinções refletem o reconhecimento das políticas, do investimento e das boas práticas da Câmara Municipal e dos seus parceiros locais, ao nível da dinamização das suas variadas atividades em prol do progresso de Arcos de Valdevez.