Projeto do ator Paulo Pires, festival transfronteiriço de teatro amador e peça sobre Himalaya são destaque na programação da edição 2024 do “Recontros”, entre 18 de outubro e 23 de novembro em Arcos de Valdevez.
A edição 2024 do “Recontros”, Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez regressa, novamente, este ano com programação específica, vocacionada para as artes de palco, assente em 7 projetos e 10 apresentações para público geral e escolar, todas a decorrer no Auditório da Casa das Artes arcuense e no Centro Interpretativo do Barroco (CIB).
Este ano, o destaque vai para a presença do ator Paulo Pires, que trará o seu recital de poesia e harpa ao CIB na noite de 19 de outubro.
O Ciclo terá a sua estreia já no próximo dia 18, pelas 22h00, com o espetáculo “Solo” do humorista e ator Francisco Menezes, protagonista do recente filme “Balas e Bolinhos”, e que trará um humor refletivo e sarcástico sobre a vida e a atualidade.
Outro destaque será a realização, nos dias 25 a 27, da primeira edição em solo arcuense do PLATTA, o festival transfronteiriço de teatro amador, que trará ao palco da Casa das Artes projetos da Associação de Teatro Amador de Lanheses e da Asociación Diamante Producciones e Asociación Dramatúrxica Pico do Castro de Foz, de Espanha.
Igualmente de referência será a data de encerramento do Ciclo, a 23 de novembro, com a estreia partilhada com o Porto da peça “Himalaya: A Invenção do Sol”, da Seiva Trupe, uma homenagem à figura carismática e visionária de Manuel Himalaya e integrada nos 120 anos que assinalam a atribuição do Grande Prémio à sua máquina solar em Sant Louis (EUA) em 1904.
O público escolar também tem um programa e sessões específicas, nomeadamente a 21, 22 e 23 de outubro com a peça “A Formiga e a Cigarra”, da companhia Teatro da Raposa, que envolverá a totalidade dos mais de 600 alunos do 1º Ciclo escolar.