Cada vez mais a tecnologia e a internet fazem parte das nossas vidas. Ao ponto que -quase- já nem nos lembramos de como eram as nossa vida antes da tecnologia. A realidade faz que não consigamos desligar dos telemóveis, dos computadores. Sempre ligados à internet!
As crianças e os jovens também fazem parte desta estatística. Desde muito pequeninos que sabem -e são- destros utilizadores de telemóveis, computadores, tablets e afins. A tendência e difícil de contrariar. Mas em Arcos de Valdevez há uma escola na qual esta tendência foi revertida e agora, o uso de telemóveis em contexto escolar é inexistente.
Na Escola Básica Manuel da Costa Brandão, mais conhecida como Escola de Sabadim as crianças e jovens não utilizam telemóveis. Assim que entram no portão da escola desligam os aparelhos e passam a estar’desligados’ no decorrer das aulas.
Se alguma coisa acontece, ou precisarem de ligar, podem dirigir-se à portaria e o Fernando fará as diligências necessárias para que, caso seja necessário, as crianças e jovens possam entrar em contacto com os seus familiares. Tal e qual como na nossa época de juventude onde nem sonhávamos estar ligados as 24 horas por dia a um telemóvel.
Sem dúvida, uma ‘regra’ que permite a sociabilização de todos aqueles que frequentam aquela escola. Na nossa opinião, uma iniciativa a copiar!