Através desta estratégia pretende-se estruturar os produtos turísticos e estabelecer mecanismos de atratividade segmentada, posicionando o destino com notoriedade, promovendo uma imagem de qualidade nos mercados nacional e internacional.
Pretende-se ainda promover os elementos distintivos do concelho como sendo a porta de entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês, a importância do nosso património histórico-cultural e a singularidade do nosso património natural e paisagístico, em termos nacionais e internacionais, contando com o apoio da comunidade local para que esta se envolva e se sinta parte essencial do produto turístico.
No âmbito desta estratégia todos os intervenientes do sistema turístico estão a dar os seus contributos para a definição dos objetivos e das ações estratégicas que irão permitir o desenvolvimento sustentável do turismo em Arcos de Valdevez.
Será definida uma estratégia de posicionamento e desenvolvimento turístico através da identificação dos principais produtos turísticos, mercados e segmentos estratégicos e definido um plano de ação onde são identificadas as ações estratégicas prioritárias e necessárias ao desenvolvimento turístico de Arcos de Valdevez, com as respetivas orientações de marketing centradas nos elementos “produtos” e “mercados”.
Através desta estratégia a autarquia pretende impulsionar a promoção e a dinamização do turismo, contribuindo para a fixação e atração de pessoas e investimentos no concelho, assim como consagrar Arcos de Valdevez como destino de excelência.