Decorre entre julho e setembro e apresenta um cartaz que promete. O Arcos Verão está de regresso e com uma oferta diversificada de atividades desde música, teatro, cinema, eventos e desporto, para todas as idades.
Dá-se o início do Arcos Verão com “O Recontro de Valdevez” nos dias 12 e 13 de julho, no Paço de Giela, que contará com centenas de participantes vestidos a rigor, o apoio de muitas instituições que desenvolverão as suas atividades e um programa recheado que permitirá uma maior envolvência e atratividade por parte da comunidade.
Ainda se seguirá no fim de semana de 19 a 21 de julho, o “Arcos Fado Fest” e o Festivinhão que, devido a condições climatéricas adversas, foi reagendado para esta data. Contará com a presença de Marco Rodrigues e Sara Correia, assim como um restante programa muito atrativo. Entre os dias 26 a 28 de julho, voltará mais uma “Feira de Artes e Ofícios de Soajo” com um programa de carácter educativo, formativo e de forte pendor tradicional mas também um programa moderno e atrativo para os mais jovens.
Também estará de volta o festival de arte urbana “MurArcos”, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto e contará com novos elementos, entre eles, artistas de renome internacional, que voltarão a reabilitar o centro histórico com arte contemporânea. Também em destaque estão as festas em honra da Nossa Senhora da Lapa entre os dias 4 a 11 de agosto que contarão com um programa diversificado. Este ano um dos momentos altos da romaria, será a atuação da banda “The Gift” e ainda, a Festa do Rio, tal como o festival “Ínsua do Vez Summer Sessions”.
Por fim, a 4 de setembro contaremos com a presença de Augusto Canário nas “Músicas à Senhora”, na Romaria em honra de Nossa Senhora da Peneda, num registo bem diferente do seu habitual e claramente, junto ao mais recente Monumento Nacional.