O dia 11 de julho, feriado municipal e Dia do Concelho, foi assinalado com o hastear das bandeiras, no Edifício da Câmara Municipal e com uma sessão solene, na Casa das Artes, à semelhança daquilo que acontece todos os anos.
Findas as atividades protocolares, procedeu-se à inauguração das obras de ampliação do Heliporto de Arcos de Valdevez, na União de Freguesias de Souto e Tabaçô, cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e de todo o Executivo Arcuense.
Este ato inaugural, inserido no âmbito das comemorações do Dia do Concelho, também esteve marcado pela entrega de uma nova viatura de combate aos incêndios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de de Valdevez.
Esta nova pista permite uma maior capacidade operacional numa zona estratégica geograficamente, uma vez que permite, um raio de ação de toda a região até ao distrito de Viana do Castelo, Braga, Vila Real devido ao Parque Nacional Peneda Gerês e ainda, com os vizinhos da Galiza. Um lugar verdadeiramente importante para combate aos incêndios florestais ou emergência médica.
Também em declarações aos jornalistas, o autarca arcuense, João Manuel Esteves, referiu “solicitamos ao senhor secretário de Estado a possibilidade de uma unidade de drones a operar com a força aérea tal como acontece já em algumas zonas do país, isto para permitir aumentar substancialmente a prevenção e coordenação em caso de acidentes. Temos muito boas condições e com a entrega de mais um veículo de combate aos incêndios, os nossos bombeiros ganharam mais operacionalidade. Este é o nosso propósito, esta é a nossa vontade, garantir às pessoas bens e à nossa biodiversidade cada vez melhores condições para as pessoas poderem viver e investir no nosso território”.