Foi uma viagem através do espaço e do tempo, onde o público pôde ainda aprender sobre a história da astronomia, a invenção do telescópio e os gigantescos telescópios atuais que nos permitem desvendar cada vez mais os mistérios do Universo. Este filme integra agora a oferta de fim de semana das Oficinas de Criatividade Himalaya e pode ser visto às sextas feiras, às 16h00.
Seguiu-se uma atividade com as escolas. Os alunos partiram à descoberta do mundo das partículas elementares, através da construção de câmaras de nuvens. Para tal, contaram com a colaboração dos Investigadores Raul Sarmento e Henrique Carvalho do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Universidade do Minho.
No sábado, dia 08 de outubro, foi a vez dos mais novos embarcarem na aventura pelo espaço. Através da construção e lançamento de foguetões, não só aprenderam como se divertiram, pois para cada ação, há uma reação.
A Semana Mundial do Espaço – World Space Week – celebra-se, e foi instituída pelas Nações Unidas com o propósito de assinalar “as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana” e é considerado o maior evento à face da Terra dedicado ao Espaço.
Esta é mais uma iniciativa das Oficinas de Criatividade Himalaya de promoção do conhecimento, no âmbito da Rede de Ciência Viva e do legado do Padre Himalaya.